EL CURRÍCULO DE LA SOCIOLOGÍA Y LA LUCHA POLÍTICA PARA LA DIVERSIDAD ÉTNICO-RACIAL EN LA ESCUELA SECUNDARIA: BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1915-1933

Palabras clave:

Currículum, Relaciones Étnico-Raciales, Sociología, Teoría del Discurso

Resumen

Este artículo es el resultado de una investigación que investigó la lucha política por la legitimación / importancia de la disciplina Sociología y su poder para pensar sobre las diversidades étnico-raciales en la política curricular para la escuela secundaria del documento de la Base Curricular Común Nacional (BNCC). Este estudio se basa en las contribuciones teórico-metodológicas de la teoría del discurso, propuesta por Ernesto Laclau y Chantal Mouffe y las producciones de sus interlocutores en el campo del currículum en Brasil. Considera que es importante pensar más allá de los intentos de fijar bases curriculares, ya que es posible negociar diferentes significados que producen traducciones constantes en el texto curricular. Supone que las diversidades étnico-raciales y la sociología escolar son ámbitos en disputa, ya que los efectos de la fijación son el resultado de articulaciones políticas que producen cambios en los documentos oficiales.

Biografía del autor/a

Lady Daiana Oliveira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação pelo ProPEd/UERJ, sob orientação da professora Doutora Alice Casimiro Lopes, mestra em Educação PPGED/UESB, Vitória da Conquista - Bahia, Membro dos Grupos de Pesquisa Práticas Educativas-GEPPE (UESB), vinculada ao projeto Sociologia das
políticas curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso e do Grupo de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Especialista nos cursos: Metodologia do Ensino Superior, Geografia do Brasil, Ensino de Geografia e Gestão
da Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Monte Negro (2015) e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente
é professora efetiva da educação básica - Colégio Estadual de Igaporã-Bahia e da Prefeitura Municipal de Igaporã. Atua como diretora pedagógica da empresa ST Serviços
Empresariais. Foi orientadora da rede UNEB-2000. Atuou como professora articuladora do Ensino Médio na área de Ciências Humanas no Colégio Estadual José Rocha, município de Matina -Bahia nos anos de 2009 e 2010, prestou serviços como formadora na área de Geografia, para Rede Nacional de Formação de Professores RENAFOR - durante os anos de
2011, 2012 e 2013. Coordenou o projeto Identidade Afro-brasileira: Dialogando com as comunidade sobre a consciência negra (2013/2014/2015/2016) em parceria com o
Coletivo de Leitura de África - UNEB Campus-VI. Atualmente é funcionária pública,lotada na educação básica. E, presta serviço como professora da educação superior em
faculdades particulares, formadora em jornadas pedagógicas, consultoria educacional e palestrante na área de educação, especificamente em, currículo e formação e trabalho docente.

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Vitoria da Conquista, BA, BR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2013)  Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ).Líder do grupo Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora dos seguintes grupos: Politicas de currículo e cultura (UERJ); Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB)..Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação(ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional..Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil já em 2ª ed. (2018).Seus interesses de pesquisa e produção em forma de artigos em periódicos, capítulos de livros e comunicação oral em eventos científicos que versam sobre: mulheres negras; produção cultural de mulheres negras, feminismo negro, trajetórias sociais, teoria e politica curriculares.

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Publicado

2020-12-16

Número

Sección

Artigos