Diversidade de gênero, produção de subjetividades e os desafios ao currículo do curso de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49498

Palavras-chave:

gênero, subjetividade, currículo, engenharia

Resumo

Neste estudo, discutimos as relações de gênero nos cursos de Engenharia do Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (CAMTUC/UFPA). Problematizamos como são produzidas as subjetividades masculinas e femininas nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Metodologicamente, foram realizados estudos documentais e entrevistas in loco. O aporte teórico, de cunho pós-estruturalista, embasa-se em Beauvoir (2016), Louro (2014), Foucault (2009, 2014), Scott (1995), Silva (2013) e Swain (2000). Como resultados, apontamos uma produção de subjetividades em permanente conflito, sobretudo no que diz respeito à presença feminina nos cursos pesquisados. Concluímos argumentando a necessidade de desnaturalizar estereótipos de gênero e práticas curriculares no ensino superior que reiteram a dominação masculina, descortinando novos cenários para a formação e a singularidade feminina no interior desses cursos.

Biografia do Autor

Edileuza de Sarges Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Participou como bolsista PROINT, na pesquisa “Os significados de gênero no Ensino Normal em Abaetetuba” e integrou o Grupo de Pesquisa em Gênero e Educação – GEPEGE. Atua como Pedagoga na Universidade Federal do Pará - Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia – NDAE/Campus de Tucuruí e integra o Programa Mulheres na Engenharia e o Grupo de Pesquisa E-práxis, no referido Campus.

Gilcilene Dias da Costa, Univesidade Federal do Pará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Docente efetiva da Universidade Federal do Pará. Atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura/UFPA e como docente do Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Rede da Amazônia - EDUCANORTE. Líder do Grupo de Pesquisa ANARKHOS – Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação (CNPq/UFPA). Coordena o projeto de pesquisa “Livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar” (UFPA).

 

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Publicado

2024-11-19

Edição

Seção

Artigos