Diversidade de gênero, produção de subjetividades e os desafios ao currículo do curso de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49498Palavras-chave:
gênero, subjetividade, currículo, engenhariaResumo
Neste estudo, discutimos as relações de gênero nos cursos de Engenharia do Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (CAMTUC/UFPA). Problematizamos como são produzidas as subjetividades masculinas e femininas nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Metodologicamente, foram realizados estudos documentais e entrevistas in loco. O aporte teórico, de cunho pós-estruturalista, embasa-se em Beauvoir (2016), Louro (2014), Foucault (2009, 2014), Scott (1995), Silva (2013) e Swain (2000). Como resultados, apontamos uma produção de subjetividades em permanente conflito, sobretudo no que diz respeito à presença feminina nos cursos pesquisados. Concluímos argumentando a necessidade de desnaturalizar estereótipos de gênero e práticas curriculares no ensino superior que reiteram a dominação masculina, descortinando novos cenários para a formação e a singularidade feminina no interior desses cursos.
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