Diferença e Diversidade no discurso da Inclusão Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p999-1021

Palavras-chave:

políticas de inclusão, currículo, enunciado, estudos foucaultianos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o discurso da inclusão em documentos orientadores dos processos de inclusão escolar. Tem por objetivo analisar como a valorização das diferenças e da diversidade compõe enunciados que atravessam os documentos e afetam os currículos escolares. O referencial teórico sustenta-se nos estudos foucaultianos. A metodologia possui abordagem qualitativa e se utiliza da análise documental. Os resultados assinalam que o discurso da inclusão enaltece a valorização das diferenças e da diversidade; indicam uma perspectiva pelo direito à educação, mas também coadunam com os interesses do neoliberalismo contemporâneo ao fazer da inclusão uma estratégia para incluir os sujeitos nos jogos do mercado. Nesse sentido, faz-se necessário que os sistemas de ensino incorporem a seus currículos escolares uma perspectiva de diferença que não seja apagada pela diversidade.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorado em Educação pela UFSM (2017). Docente em cursos de licenciatura. Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado no Ensino de Ciências/UFFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas/GEPPEPP/UFFS e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação especial/GEPE/UFSM.

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Publicado

2022-09-30

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Artigos