OS IMPACTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PIRACICABANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1645-1667

Palavras-chave:

Política pública educacional, BNCC, Currículo, Gestão escolar.

Resumo

A BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologada em 2017 e, com os currículos locais, está sendo implantada nas escolas em 2020. Nossa pergunta principal é: quais os impactos da implantação de uma matriz única para a Educação Básica no contexto local piracicabano? No papel de colaborador externo, acompanhamos os debates promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que culminaram na elaboração de um currículo para os quase trinta e sete mil alunos da rede. Os efeitos observados constituíram-se novos paradigmas na construção curricular, tendo o aluno (suas habilidades e atitudes) e a resolução de problemas (competências) como centralidade da ação educativa. Aos gestores cabe otimizar o processo de implantação com o uso de tecnologias, alocando recursos de forma eficiente e, principalmente, cuidando das pessoas, dos professores protagonistas que concretizarão tal currículo.

Biografia do Autor

Eduardo Fernando Francini, Universidade Estadual de Campinas Universidade de São Paulo

Eduardo Francini é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (IEL-Unicamp) e pós-graduado no MBA em Gestão Escolar (USP/Pecege).

Maria Alejandra Moreno-Pizani, ESALQ - Universidade de São Paulo Pecege

Engenheira Agrícola, Mestre em Engenharia Agrícola (Recursos Hidráulicos) e Doutora em Ciências (Engenharia de Sistemas Agrícolas) ESALQ-USP. 

Atua na análise de projetos, custos de produção no setor agro energético, Benchmarking com usinas sucroalcooleiras no Brasil, com experiência no manejo sustentável da água em processos produtivos, viabilidade econômica de sistemas de irrigação, engenharia de água e solo, pesquisadora coordenadora e projetos de Ciência Tecnologia e Inovação de integração Universidade-Sociedade-Empresa. Professora na Faculdade Pecege.

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2020: Fabulações curriculantes na escola e na universidade