Currículo de formação inicial de professores do campo
uma revisão da literatura para não “reinventar a roda”
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54348Palavras-chave:
produção científica, concepções de currículo, formação inicial de professores do campoResumo
Este estudo pesquisa quais concepções de currículo orientam a produção científica sobre formação inicial de professores do campo. Trata-se de um Estado da Arte com 87 artigos acadêmicos publicados em periódicos Capes, entre 2010 e 2020, com análise de 12. Fundamentam-se, prioritariamente, no Materialismo Histórico-Dialético, devido à coerência teórica e epistemológica com os princípios da Educação do Campo. Em menor proporção, transitam por concepções advindas dos Estudos Culturais, da Matemática Crítica e do Pensamento Decolonial. Os estudos fundamentados em concepções descolonizadoras de currículo e Educação do Campo não ocupam espaço adequado nas produções acadêmicas, no formato de artigos. Cabem esforços para uma produção acadêmica que reconheça o valor da ciência aliada à busca por justiça social, igualdade e liberdade.
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