Currículo de formação inicial de professores do campo

uma revisão da literatura para não “reinventar a roda”

Autores

  • Tânia Rezende Machado Universidade Federal do Acre - Ufac

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54348

Palavras-chave:

produção científica, concepções de currículo, formação inicial de professores do campo

Resumo

Este estudo pesquisa quais concepções de currículo orientam a produção científica sobre formação inicial de professores do campo. Trata-se de um Estado da Arte com 87 artigos acadêmicos publicados em periódicos Capes, entre 2010 e 2020, com análise de 12. Fundamentam-se, prioritariamente, no Materialismo Histórico-Dialético, devido à coerência teórica e epistemológica com os princípios da Educação do Campo. Em menor proporção, transitam por concepções advindas dos Estudos Culturais, da Matemática Crítica e do Pensamento Decolonial. Os estudos fundamentados em concepções descolonizadoras de currículo e Educação do Campo não ocupam espaço adequado nas produções acadêmicas, no formato de artigos. Cabem esforços para uma produção acadêmica que reconheça o valor da ciência aliada à busca por justiça social, igualdade e liberdade.

Biografia do Autor

Tânia Rezende Machado, Universidade Federal do Acre - Ufac

Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), na área de Currículo. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Acre-UFAC.Professora permanente do Mestrado em Educação-MED, Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente e do Mestrado em Letras, área de Concentração Linguagem e Identidade, Linha de Pesquisa Linguagem e Educação da UFAC Acre.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e curriculares, formação de professores e ensino de História.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Artigos