Processos de Formação e Práticas Docentes no Reencontro com Histórias e Memórias do Congo de Nova Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1682-1709

Palavras-chave:

Congo de Nova Almeida, Espírito Santo, cultura local, formação docente, práticas curriculares.

Resumo

Objetiva narrar percursos investigativos de formação e práticas docentes que envolvem o congo de Nova Almeida, Serra/ES, em busca de reconstituí-lo historicamente como elemento da cultura local e de analisar seus sentidos para a comunidade, por meio de memórias e práticas escolares. Dialoga com testemunhos históricos (BLOCH, 2001), artefatos culturais e registros (auto)biográficos de experiências formadoras (JOSSO, 2004). No rastro de uma prática curricular culturalmente orientada (NEIRA, 2018), indica, pela tematização do congo, a possibilidade de produção de iniciativas que, partindo da cultura local, situem a escola como ente comunitário. Reafirma também a fertilidade de histórias e memórias na produção de processos coletivos de formação e de práticas que considerem os saberes locais.

Biografia do Autor

Lucas Borges Soeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação, na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/Ufes). Bolsista CAPES.

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação (PPGE/Ufes) e mestre em Educação Física (PPGEF/Ufes). Pesquisadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

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2022-12-28

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Artigos