Por uma escola inclusiva e democrática

entrevista com Jurjo Torres Santomé

Autores

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Andrea Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Jurjo Torres Santomé Universidade da Coruña

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39

Palavras-chave:

justiça curricular, currículo inclusivo, políticas curriculares, diversidade

Resumo

A entrevista com Jurjo Torres Santomé foi realizada como parte dos estudos sobre a justiça curricular e sobre como tal conceito poderia contribuir para práticas escolares e pedagógicas inclusivas. Situa sua trajetória e contribuições para a percepção do campo do currículo como um ambiente crítico às abordagens tecnicistas que, por vezes, predominam na área das práticas pedagógicas. O professor nasceu em Castro de Rei, província de Lugo, na Espanha e reside na cidade da Corunha. É casado e pai de uma jovem, formou-se em pedagogia e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É professor catedrático na Universidade da Coruña, onde coordena o grupo de pesquisa Inovações Educativas. Seus livros e artigos estão publicados em diferentes países, tendo dentre seus temas de estudo a formação dos professores, o currículo integrado, a justiça curricular, entre outros.

Biografia do Autor

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha (Supervisor Jurjo Torres Santomé), Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant, onde é coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Também é membro da comissão ciêntífica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) e do Grupo de Pesquisa Avaliação e Currículo (GEPAC) na UNIRIO.

Andrea Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Diretora da Escola de Educação da Unirio. Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio, Departamento de Didática e Programas de Pós-Graduação em Educação (desde 2009) e Programa de Pós-graduação em Música (desde 2020). Pós-doutoramento em Currículo, supervisor Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Associada à ANPED desde 2011. Conselheira no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE Unirio (2014-2018). Coordenadora Institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/PPGEDU (2015-2018), Vice Coordenadora do PPGEdu Unirio (2014). Coordenadora do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência UNIRIO (2009-2017). Coordenadora do Curso de Pedagogia Unirio (2013-2014) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC (CNPq); Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2012-2014 e 2015-2019), Membro do Corpo Editorial das publicações Educação em Destaque, Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA e Raízes e Rumos. Ad hoc em Revistas: Educação & Realidade, Revista Série-Estudos, Cadernos de Pesquisa, Revista Contexto & Educação, entre outras e na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED, junto ao Grupo de Trabalho Ensino Fundamental. Membro da Câmara de Pesquisa Unirio. Organizadora da Coletânea Ciclos em Revista (WAK Editora). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (2007), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991). Orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ciclos de formação, metodologias de planejamento dialógico, currículo e interculturalidade, ensino-aprendizagem de música, planejamento escolar e avaliação emancipatória.

Jurjo Torres Santomé, Universidade da Coruña

Professor Doutor Catedrático da Universidade da Coruña.

Referências

ALMEIDA, Carlos Alberto Coutinho Neves de. Franquismo. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; MEDEIROS, Sabrina Evangelista; VIANNA, Alexander Martins (Org.). Dicionário Crítico do pensamento da direita: ideias, instituições e personagens. Rio de Janeiro: FAPERJ: Mauad, 2000. p. 195-196.

APPLE, Michael W. Ideology and Curriculum. Nova Iorque: Routledge; Kegan Paul, 1979.

FANON, Frantz Omar. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FANON, Frantz Omar. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

KEY, Ellen. El siglo de los niños. Madrid: Morata, 2021.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 11 dez. 2021.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. El curriculum oculto. Madrid: Morata, 1991.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalización e interdisciplinariedad: El curriculum integrado. Madrid: Morata, 1994.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Educación en tiempos de neoliberalismo. Madrid: Morata, 2001.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La desmotivación del profesorado. Madrid: Morata, 2006.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La justicia curricular: el caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Morata, 2010.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo Escolar e Justiça Social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistas. Madrid: Morata, 2017.

YOUNG, Michael F. D. (Org.). Knowledge and control: new directions in the sociology of education. London: Collier Macmillan, 1971.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS