Por una escuela inclusiva y democrática

entrevista con Jurjo Torres Santomé

Autores/as

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Andrea Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Jurjo Torres Santomé Universidade da Coruña

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39

Palabras clave:

justicia curricular, currículo inclusivo, políticas curriculares, diversidad

Resumen

La entrevista con Jurjo Torres Santomé fue realizada como parte de los estudios sobre la justicia curricular y sobre cómo tal concepto podría contribuir para prácticas escolares y pedagógicas inclusivas. Sitúa su trayectoria y contribuciones para la percepción del campo del currículo como un ambiente crítico a los enfoques tecnicistas que, por veces, predominan en el área de las prácticas pedagógicas. El profesor nació en Castro de Rei, provincia de Lugo, en España y reside en la ciudad de la Coruña Es casado y padre de una joven, se formó en pedagogía y sicología, posee maestría y doctorado en educación. Es profesor catedrático en la Universidad de la Coruña, donde coordina el grupo de investigación Innovaciones Educativas. Sus libros y artículos están publicados en diferentes países, teniendo entre sus temas de estudio la formación de los profesores, el currículo integrado, la justicia curricular, entre otros.

Biografía del autor/a

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha (Supervisor Jurjo Torres Santomé), Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant, onde é coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Também é membro da comissão ciêntífica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) e do Grupo de Pesquisa Avaliação e Currículo (GEPAC) na UNIRIO.

Andrea Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Diretora da Escola de Educação da Unirio. Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio, Departamento de Didática e Programas de Pós-Graduação em Educação (desde 2009) e Programa de Pós-graduação em Música (desde 2020). Pós-doutoramento em Currículo, supervisor Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Associada à ANPED desde 2011. Conselheira no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE Unirio (2014-2018). Coordenadora Institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/PPGEDU (2015-2018), Vice Coordenadora do PPGEdu Unirio (2014). Coordenadora do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência UNIRIO (2009-2017). Coordenadora do Curso de Pedagogia Unirio (2013-2014) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC (CNPq); Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2012-2014 e 2015-2019), Membro do Corpo Editorial das publicações Educação em Destaque, Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA e Raízes e Rumos. Ad hoc em Revistas: Educação & Realidade, Revista Série-Estudos, Cadernos de Pesquisa, Revista Contexto & Educação, entre outras e na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED, junto ao Grupo de Trabalho Ensino Fundamental. Membro da Câmara de Pesquisa Unirio. Organizadora da Coletânea Ciclos em Revista (WAK Editora). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (2007), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991). Orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ciclos de formação, metodologias de planejamento dialógico, currículo e interculturalidade, ensino-aprendizagem de música, planejamento escolar e avaliação emancipatória.

Jurjo Torres Santomé, Universidade da Coruña

Professor Doutor Catedrático da Universidade da Coruña.

Citas

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Publicado

2022-03-30

Número

Sección

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS