Por uma escola inclusiva e democrática
entrevista com Jurjo Torres Santomé
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39Palavras-chave:
justiça curricular, currículo inclusivo, políticas curriculares, diversidadeResumo
A entrevista com Jurjo Torres Santomé foi realizada como parte dos estudos sobre a justiça curricular e sobre como tal conceito poderia contribuir para práticas escolares e pedagógicas inclusivas. Situa sua trajetória e contribuições para a percepção do campo do currículo como um ambiente crítico às abordagens tecnicistas que, por vezes, predominam na área das práticas pedagógicas. O professor nasceu em Castro de Rei, província de Lugo, na Espanha e reside na cidade da Corunha. É casado e pai de uma jovem, formou-se em pedagogia e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É professor catedrático na Universidade da Coruña, onde coordena o grupo de pesquisa Inovações Educativas. Seus livros e artigos estão publicados em diferentes países, tendo dentre seus temas de estudo a formação dos professores, o currículo integrado, a justiça curricular, entre outros.
Referências
ALMEIDA, Carlos Alberto Coutinho Neves de. Franquismo. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; MEDEIROS, Sabrina Evangelista; VIANNA, Alexander Martins (Org.). Dicionário Crítico do pensamento da direita: ideias, instituições e personagens. Rio de Janeiro: FAPERJ: Mauad, 2000. p. 195-196.
APPLE, Michael W. Ideology and Curriculum. Nova Iorque: Routledge; Kegan Paul, 1979.
FANON, Frantz Omar. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FANON, Frantz Omar. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
KEY, Ellen. El siglo de los niños. Madrid: Morata, 2021.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 11 dez. 2021.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. El curriculum oculto. Madrid: Morata, 1991.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalización e interdisciplinariedad: El curriculum integrado. Madrid: Morata, 1994.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Educación en tiempos de neoliberalismo. Madrid: Morata, 2001.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La desmotivación del profesorado. Madrid: Morata, 2006.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La justicia curricular: el caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Morata, 2010.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo Escolar e Justiça Social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistas. Madrid: Morata, 2017.
YOUNG, Michael F. D. (Org.). Knowledge and control: new directions in the sociology of education. London: Collier Macmillan, 1971.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.