For an inclusive and democratitc school

interview with Jurjo Torres Santomé

Authors

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Andrea Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Jurjo Torres Santomé Universidade da Coruña

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39

Keywords:

curriculum justice, inclusive curriculum, curriculum policies, diversity

Abstract

The interview with Jurjo Torres Santomé was conducted as part of studies about curricular justice and on how such a concept could contribute to inclusive school and pedagogical practices. Situates his trajectory and contributions to the perception of the field of curriculum, as a critical environment for the technical approaches that sometimes predominate in the field of pedagogical practices. The teacher was born in Castro de Rei, Lugo province, Spain, and lives in the city named Coruña. He is married and is father of a young girl. Graduated in pedagogy and psychology, has a master's and doctorate in education. He is a full professor at the University of Coruña, where he coordinates the research group ‘Educational Innovations’. His books and articles are published in different countries, and among his subjects of study are, teacher training, integrated curriculum, curriculum justice, among others.

Author Biographies

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha (Supervisor Jurjo Torres Santomé), Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant, onde é coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Também é membro da comissão ciêntífica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) e do Grupo de Pesquisa Avaliação e Currículo (GEPAC) na UNIRIO.

Andrea Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Diretora da Escola de Educação da Unirio. Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio, Departamento de Didática e Programas de Pós-Graduação em Educação (desde 2009) e Programa de Pós-graduação em Música (desde 2020). Pós-doutoramento em Currículo, supervisor Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Associada à ANPED desde 2011. Conselheira no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE Unirio (2014-2018). Coordenadora Institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/PPGEDU (2015-2018), Vice Coordenadora do PPGEdu Unirio (2014). Coordenadora do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência UNIRIO (2009-2017). Coordenadora do Curso de Pedagogia Unirio (2013-2014) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC (CNPq); Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2012-2014 e 2015-2019), Membro do Corpo Editorial das publicações Educação em Destaque, Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA e Raízes e Rumos. Ad hoc em Revistas: Educação & Realidade, Revista Série-Estudos, Cadernos de Pesquisa, Revista Contexto & Educação, entre outras e na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED, junto ao Grupo de Trabalho Ensino Fundamental. Membro da Câmara de Pesquisa Unirio. Organizadora da Coletânea Ciclos em Revista (WAK Editora). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (2007), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991). Orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ciclos de formação, metodologias de planejamento dialógico, currículo e interculturalidade, ensino-aprendizagem de música, planejamento escolar e avaliação emancipatória.

Jurjo Torres Santomé, Universidade da Coruña

Professor Doutor Catedrático da Universidade da Coruña.

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Published

2022-03-30

Issue

Section

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS