Universalização Não Excludente e Individualização Inclusiva
Debates Curriculares em Torno do DUA e do PEI para a Inclusão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55830Palavras-chave:
inclusão escolar; currículo; desenho universal para a aprendizagem; plano educacional individualizado; prática pedagógica inclusiva.Resumo
O texto objetiva refletir sobre como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Plano Educacional Individualizado (PEI) se relacionam com a promoção da inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial. O DUA propõe um modelo de ensino que visa diminuir as barreiras metodológicas a partir de um currículo acessível para todos os alunos, uma vez que proporciona modos múltiplos de apresentação, de execução e de engajamento. O PEI, por outro lado, pensa em estratégias específicas de ensino para alunos que demandem adaptações no currículo. Consideramos que a prática pedagógica inclusiva, de fato, busca a promoção de propostas que atendam todo o alunado. Entretanto, em casos específicos, é necessária a individualização do ensino para o processo de inclusão. Assim, compreendemos que DUA e PEI são propostas curriculares complementares no desenvolvimento da inclusão escolar.
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