Universalização Não Excludente e Individualização Inclusiva

Debates Curriculares em Torno do DUA e do PEI para a Inclusão Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55830

Palavras-chave:

inclusão escolar; currículo; desenho universal para a aprendizagem; plano educacional individualizado; prática pedagógica inclusiva.

Resumo

O texto objetiva refletir sobre como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Plano Educacional Individualizado (PEI) se relacionam com a promoção da inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial. O DUA propõe um modelo de ensino que visa diminuir as barreiras metodológicas a partir de um currículo acessível para todos os alunos, uma vez que proporciona modos múltiplos de apresentação, de execução e de engajamento. O PEI, por outro lado, pensa em estratégias específicas de ensino para alunos que demandem adaptações no currículo. Consideramos que a prática pedagógica inclusiva, de fato, busca a promoção de propostas que atendam todo o alunado. Entretanto, em casos específicos, é necessária a individualização do ensino para o processo de inclusão. Assim, compreendemos que DUA e PEI são propostas curriculares complementares no desenvolvimento da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Andrialex William da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia (UFRN), especialista em Literatura e Ensino (IFRN) e em Psicopedagogia Escola (UNINASSAU). Mestre em educação (UFRN) e atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (UFC), mestra em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Educação (UFC). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN.

Rogério Alves dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Sociais (UFRN), mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atualmente é professor efetivo de Sociologia da Rede Estadual de Educação da Paraíba (SEECT/PB) e do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Rosane Santos Gueudeville, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (UFBA) e em Fisioterapia (UCSAL), especialista em Coordenação Pedagógica (UFBA). Mestre em Educação (UFBA) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URCA.

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos