Ensino de literatura brasileira da educação básica

um olhar sobre a cultura afro-brasileira e o multiculturalismo nos documentos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59067

Palavras-chave:

literatura, ensino médio, cultura afro-brasileira, multicultural, BNCC

Resumo

Neste artigo, buscamos problematizar como as políticas curriculares atuais situam o protagonismo negro no ensino de Literatura no Ensino Médio. Analisamos os documentos curriculares nacionais, a partir da seguinte questão: que visão de Ensino de Literatura Brasileira são expressas ou estão subjacentes nos documentos curriculares nacionais? Recorremos à pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e analítica. Constatamos o quanto estão sufocadas as questões voltadas para uma educação das relações étnico-raciais trazidas pela Lei Nº 10.639/2003. Por fim, defendemos a Literatura como um potente instrumento de descolonização dos currículos, desde que suas bases sejam repensadas na abordagem de conteúdos da Cultura Afro-brasileira. Buscamos, assim, contribuir para um debate mais amplo: a descolonização dos currículos, para uma escola antirracista.

Biografia do Autor

Adrielle Soares Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE, 2023), integrante do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (cadastrado no CNPq) e docente de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Maragogi.

Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação (Université Lumière Lyon 2), Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, líder do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (cadastrado no CNPq).

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2024-12-13

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Artigos