Ensino de literatura brasileira da educação básica
um olhar sobre a cultura afro-brasileira e o multiculturalismo nos documentos curriculares
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59067Palavras-chave:
literatura, ensino médio, cultura afro-brasileira, multicultural, BNCCResumo
Neste artigo, buscamos problematizar como as políticas curriculares atuais situam o protagonismo negro no ensino de Literatura no Ensino Médio. Analisamos os documentos curriculares nacionais, a partir da seguinte questão: que visão de Ensino de Literatura Brasileira são expressas ou estão subjacentes nos documentos curriculares nacionais? Recorremos à pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e analítica. Constatamos o quanto estão sufocadas as questões voltadas para uma educação das relações étnico-raciais trazidas pela Lei Nº 10.639/2003. Por fim, defendemos a Literatura como um potente instrumento de descolonização dos currículos, desde que suas bases sejam repensadas na abordagem de conteúdos da Cultura Afro-brasileira. Buscamos, assim, contribuir para um debate mais amplo: a descolonização dos currículos, para uma escola antirracista.
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