20 anos de produção científica (2001-2021) sobre avaliação na formação inicial em Educação Física

desafios para Região Norte

Autores

  • Nayane Moia de Freitas Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marciel Barcelos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61062

Palavras-chave:

avaliação, educação física, Região Norte

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender a natureza da produção científica sobre a avaliação na formação inicial em educação física, particularmente na Região Norte. O método utilizado foi a revisão sistemática, no período de 2001-2021, os estudos foram mapeados dentro dos seguintes indexadores: Scielo, Hbisco, Lilacs, Doaj, Pubmed, Latindex e o Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa evidencia uma crescente de resultados em relação às produções sobre a avaliação na formação inicial, mas que se encontra concentrada em uma região nacional, embora haja indícios de aumento na produção sobre o tema na Região Norte. Com isso, conclui-se que o debate acerca da avaliação na formação inicial em educação física vem se expandindo em função de um grupo que tem discutido o objeto nos últimos anos.

Biografia do Autor

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Educação - universidade Federal do Tocantins (UFT), Docente da Casa Familiar Rural de Cametá - PA.

 

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES; Coordenador e Pesquisador do do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES; Professor do Departamento de Ginástica/UFES.

Marciel Barcelos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física (PPGE/Ufes), Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Educação Física e Desportos - Instituto de Educação (DEFD/IE). Membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física - GPDEF/UFRRJ, do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA/UFES, e do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física - GIPEF/UFT.

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2024-12-23

Edição

Seção

Artigos