Aprendizagem Baseada em Problemas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

explorando a aplicação e as possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61490

Palavras-chave:

PBL, Be active, TDIC, Metodologia ativa

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm transformado significativamente a educação, possibilitando a adoção de metodologias ativas que colocam o estudante como protagonista dos processos de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização da plataforma digital Be Active segundo a metodologia Problem Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em português. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e descritiva para analisar as funcionalidades da plataforma educacional Be Active com base nos preceitos da PBL. A análise destacou a importância dos recursos oferecidos pela plataforma para facilitar a aplicação da metodologia pelos docentes e promover a interação entre os estudantes, incentivando a colaboração no desenvolvimento das atividades.

Biografia do Autor

Vanessa dos Anjos Borges, Universidade do Oeste Paulista

Coordenadora de Projetos (Desenvolvimento de Software) na Unidade de Gestão Administrativa e Financeira do Centro Paula Souza. Professora de Ensino Superior no Centro Universitário "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente, Toledo Prudente. Professora de Ensino Superior do Centro Paula Souza, na Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente - SP. Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Mestre em Ciência da Computação, linha de pesquisa de Engenharia de Software, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Campus de São José do Rio Preto) (2014). Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente - SP / FATECPP (2010). Atua da área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência de Dados na Edução.

Sidinei de Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE. Lotado no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNOESTE como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias para EAD (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Referências

ALMEIDA, Letícia Moura de; ROLIM, Marcos Paulo Sarges; SILVA, Rodrigo Oliveira da; COSTA, Anderson Jorge Serra da. E-PBL: Ferramenta de apoio ao aprendizado e uso da metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 25., 2019, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 1399-1403, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13325/13178. Acesso em: 29 mar. 2023.

ARAUJO, Glauce Barros Santos Sousa; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Flexibilização curricular: concepções e práticas à luz das produções científicas brasileiras. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367/359. Acesso em: 10 mar. 2023.

BE ACTIVE. Be Active. 2023. Disponível em: https://beactive.com.br. Acesso em: 1 mar. 2023.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, mar. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BBqnRMcdxXyvNSY3YfztH9J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2023.

BESSA, Bruno Rodrigues. PBL-Coach: um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino em computação na abordagem Problem Based Learning. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33639. Acesso em: 29 mar. 2023.

CASTRO-SILVA, Igor Iuco; MACIEL, Jacques Antonio Cavalcante; ARAÚJO, Lana Karine. Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24677/20382. Acesso em: 29 mar. 2023.

CRUZ, Wladia Bessa da; NASCIMENTO, Marcio Luis Ferreira; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O olhar do professor universitário sobre a autonomia do estudante em ambientes de tecnologias de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1855-1884, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/39116/30874. Acesso em: 5 mar. 2023.

DEELMAN, Annechien; HOEBERIGS, Babet. A ABP no contexto da Universidade de Maastricht. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas: no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. p. 79-100.

DELISLE, Robert. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Lisboa: Edições ASA, 2000.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.

DIAS-LIMA, Artur; SILVA, Marcos da Costa; RIBEIRO, Lidia Cristina Villela; BENDICHO, Maria Teresita; GUEDES, Hermila Tavares Vilar; LEMAIRE, Denise Carneiro. Avaliação, ensinagem e metodologias ativas: uma experiência vivenciada no componente curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 2, p. 216-224, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbem/v43n2/1981-5271-rbem-43-2-0216.pdf. Acesso em: 5 mar. 2023.

DOCHY, Fili; SEGERS, Mien; BOSSCHE, Piet Van den; GIJBELS, David. Effects of problem-based learning: A meta-analysis. Learning and instruction, v. 13, n. 5, p. 533-568, 2003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959475202000257. Acesso em: 10 mar. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GITAHY, Raquel Rosan Christino; SOUSA, Sidinei de Oliveira; GITAHY NETO, Ivan Márcio. Metodologia ativa Peer instruction aliada à tecnologia de informação e comunicação: estratégias didáticas no ensino jurídico com os plickers. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 27, p. 521-536, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2853. Acesso em: 6 mar. 2023.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

JONKER, Herma; MÄRZ, Virginie; VOOGT, Joke. Curriculum flexibility in a blended curriculum. Australasian Journal of Educational Technology, v. 36, n. 1, p. 68-84, 2000. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/4926/1607. Acesso em: 6 maio 2023.

LIU, Min; LIU, Sa; PAN, Zilong; ZOU, Wenting; LI, Chenglu. Examining science learning and attitude by at-risk students after they used a multimedia-enriched problem-based learning environment. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 13, n. 1, p. 6, 2019. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/ijpbl/vol13/iss1/6/. Acesso em: 29 jul. 2023.

LOPES, Janaína Maciel; CASTRO, João Gabriel Franco; PEIXOTO, José Maria; MOURA, Eliane Perlatto. Autoeficácia de estudantes de medicina em duas escolas com metodologias de ensino diferentes (aprendizado baseado em problemas versus tradicional). Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, p. 1-7, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbem/v44n2/pt_1981-5271-rbem-44-02-e047.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

METZ, Graciela Deise. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, Belém, v. 14, n. 30, p. 1-16, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3464. Acesso em: 5 maio 2023.

MIRANDA, Luísa; MORAIS, Carlos. Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa. Revista de Estilos de Aprendizaje, v. 1, n. 1, p. 66-87, 2014. Disponível em: https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/864. Acesso em: 30 mar. 2023.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Volume II. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015. p. 15-33.

NASCIMENTO, Jobson Tenório do. Promovendo a autorregulação e a autoeficácia de estudantes de computação na abordagem PBL: a proposta da ferramenta PBL studentboard para o monitoramento do progresso da aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46393/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jobson%20Ten%c3%b3rio%20do%20Nascimento.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.

PACZKOWSKI, Ingrid Maliszewski; PASSOS, Camila Greff. WhatsApp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Química. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 316-325, jul. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95799/53845. Acesso em: 6 mar. 2023.

PEÑA, José Roberto Quezada; OLIVEIRA, Jefferson William C. de; COSTA NETO, Manuel Leonel da; RODRIGUES, Luiz Henrique Neves. Metodologias ativas na educação de instrumentação eletrônica utilizando plataforma de instrumentação virtuais com base em LabVIEW e ELVIS II. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – CIET, ENCONTRO DE PEQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ENPED, 2018, São Carlos. Anais eletrônicos [...]. São Carlos: CIET, EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/457/501. Acesso em: 6 mar. 2023.

PENAFORTE, Julio. John Dewey e as raízes filosóficas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, Silvia; PENAFORTE, Julio (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Escola de Saúde Pública; São Paulo: Editora Hucitec, 2001. p. 49-78.

PIRES, Pierre André Garcia; SILVA, Liziany Lopes da. Tecnologias de informação e comunicação (TICS) e trabalho docente: desafio pedagógico. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 3, p. 201-215, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7766/6307. Acesso em: 6 mar. 2023.

REGNIÉR, Jean-Claude. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 6, p. 1-16, maio/ago. 2002. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189118140004.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.

ROCHA, Roberto. L-Style: uma ferramenta para identificação de estilos de aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27588. Acesso em: 15 set. 2022.

SALES, Maria Luísa França; PINTO, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende. Finalização do software PBL-VSII e entrega para a comunidade. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 23., 2019, Feira de Santana. Anais eletrônicos [...]. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2019. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/semic/article/view/6368/5001. Acesso em: 6 mar. 2023.

SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento; SOUSA, Sidinei de Oliveira; GUELFI, Adilson Eduard; MACHADO, Diego de Souza; SANTANA, Luiz Henrique do Espírito Santo. Be Active: design and creation of an innovative digital platform for active methodologies. Research, Society and Development, [s. l.], v. 11, n. 9, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32236/27344. Acesso em: 6 maio 2023.

SANTOS, Joyce Miranda; FROTA, Vitor Bremgartner da; PEREIRA, Micila Medeiros; LIMA, Hillermann Ferreira Osmidio; QUEIROZ NETO, José Pinheiro. ROBÔ-TI: Robótica educacional no incentivo de estudantes do Ensino Médio na área de Tecnologia da Informação. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 11, p. 114-131, jun. 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/download/728/292/2675. Acesso em: 6 mar. 2023.

SCHLICHTING, Thais de Souza; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Superior: aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 10-39, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36099. Acesso em: 5 maio 2023.

SILVA, Jesiel Viana; SILVA ALEXANDRE, Gustavo Henrique. PBL Planner Online: uma ferramenta colaborativa para o planejamento de ensino na abordagem PBL em cursos de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS, 16., 2021, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: SBC, 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsc/article/view/16018. Acesso em: 29 mar. 2023.

SOARES, Ithalo Rannieri Araújo; MENDES, Priscilla Batista; MACHIAVELLI, Josiane Lemos; GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de. Fóruns de discussão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um mapeamento sistemático do seu uso nos contextos brasileiro e latino-americano. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5., 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 p. 530-539. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11431. Acesso em: 6 maio 2023.

SOUSA, Sidnei de Oliveira. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 237-245, 2010a. Disponível em: http://www.gpeas.ufc.br/disc/hidr/texto2.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning): estratégia para o ensino e aprendizagem de algoritmos e conteúdos computacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2010b. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96471. Acesso em: 20 set. 2022.

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Blended Online POPBL: uma abordagem Blended Learning para uma Aprendizagem Baseada em Problemas e organizada em projetos. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2015. Disponível em: https://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2015/dr/sidinei_sousa.pdf. Acesso em: 7 maio 2023.

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 27, n. 2, p. 269-295, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059. Acesso em: 6 maio 2023.

SOUSA, Sidnei de Oliveira; ROSA, Marcelo Vinícius Creres; FERREIRA, Gunnar Correa Pereira. PBL-SYS: um protótipo de um ambiente virtual de aprendizagem para apoiar a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning). Colloquium Humanarum, v. 12, n. esp., p. 1445-1454, 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/2ccl7ygv. Acesso em: 29 mar. 2023.

SOUSA, Sidnei de Oliveira; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à formação docente para o uso das tecnologias. In: PBL 2010 CONGRESSO INTERNACIONAL, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: USP, 2010. Disponível em: http://www.each.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0276-1.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.

SOUSA, Sidinei de Oliveira, SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. A contribuição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para potencializar a colaboração no desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Problemas. El Hombre y la Máquina, n. 40, p. 44-54. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=47826850005. Acesso em: 6 maio 2023.

TIBÉRIO, Iolanda de F. L. Calvo; ATTA, José Antonio; LICHTENSTEIN, Arnaldo. O aprendizado baseado em problemas – PBL. Revista de Medicina, São Paulo, v. 82, n. 1-4, p. 78-80, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/62624/65422. Acesso em: 6 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos