Aprendizagem Baseada em Problemas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
explorando a aplicação e as possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61490Palavras-chave:
PBL, Be active, TDIC, Metodologia ativaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm transformado significativamente a educação, possibilitando a adoção de metodologias ativas que colocam o estudante como protagonista dos processos de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização da plataforma digital Be Active segundo a metodologia Problem Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em português. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e descritiva para analisar as funcionalidades da plataforma educacional Be Active com base nos preceitos da PBL. A análise destacou a importância dos recursos oferecidos pela plataforma para facilitar a aplicação da metodologia pelos docentes e promover a interação entre os estudantes, incentivando a colaboração no desenvolvimento das atividades.
Referências
ALMEIDA, Letícia Moura de; ROLIM, Marcos Paulo Sarges; SILVA, Rodrigo Oliveira da; COSTA, Anderson Jorge Serra da. E-PBL: Ferramenta de apoio ao aprendizado e uso da metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 25., 2019, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 1399-1403, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13325/13178. Acesso em: 29 mar. 2023.
ARAUJO, Glauce Barros Santos Sousa; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Flexibilização curricular: concepções e práticas à luz das produções científicas brasileiras. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367/359. Acesso em: 10 mar. 2023.
BE ACTIVE. Be Active. 2023. Disponível em: https://beactive.com.br. Acesso em: 1 mar. 2023.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, mar. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BBqnRMcdxXyvNSY3YfztH9J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2023.
BESSA, Bruno Rodrigues. PBL-Coach: um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino em computação na abordagem Problem Based Learning. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33639. Acesso em: 29 mar. 2023.
CASTRO-SILVA, Igor Iuco; MACIEL, Jacques Antonio Cavalcante; ARAÚJO, Lana Karine. Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24677/20382. Acesso em: 29 mar. 2023.
CRUZ, Wladia Bessa da; NASCIMENTO, Marcio Luis Ferreira; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O olhar do professor universitário sobre a autonomia do estudante em ambientes de tecnologias de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1855-1884, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/39116/30874. Acesso em: 5 mar. 2023.
DEELMAN, Annechien; HOEBERIGS, Babet. A ABP no contexto da Universidade de Maastricht. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas: no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. p. 79-100.
DELISLE, Robert. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Lisboa: Edições ASA, 2000.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.
DIAS-LIMA, Artur; SILVA, Marcos da Costa; RIBEIRO, Lidia Cristina Villela; BENDICHO, Maria Teresita; GUEDES, Hermila Tavares Vilar; LEMAIRE, Denise Carneiro. Avaliação, ensinagem e metodologias ativas: uma experiência vivenciada no componente curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 2, p. 216-224, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbem/v43n2/1981-5271-rbem-43-2-0216.pdf. Acesso em: 5 mar. 2023.
DOCHY, Fili; SEGERS, Mien; BOSSCHE, Piet Van den; GIJBELS, David. Effects of problem-based learning: A meta-analysis. Learning and instruction, v. 13, n. 5, p. 533-568, 2003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959475202000257. Acesso em: 10 mar. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GITAHY, Raquel Rosan Christino; SOUSA, Sidinei de Oliveira; GITAHY NETO, Ivan Márcio. Metodologia ativa Peer instruction aliada à tecnologia de informação e comunicação: estratégias didáticas no ensino jurídico com os plickers. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 27, p. 521-536, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2853. Acesso em: 6 mar. 2023.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
JONKER, Herma; MÄRZ, Virginie; VOOGT, Joke. Curriculum flexibility in a blended curriculum. Australasian Journal of Educational Technology, v. 36, n. 1, p. 68-84, 2000. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/4926/1607. Acesso em: 6 maio 2023.
LIU, Min; LIU, Sa; PAN, Zilong; ZOU, Wenting; LI, Chenglu. Examining science learning and attitude by at-risk students after they used a multimedia-enriched problem-based learning environment. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 13, n. 1, p. 6, 2019. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/ijpbl/vol13/iss1/6/. Acesso em: 29 jul. 2023.
LOPES, Janaína Maciel; CASTRO, João Gabriel Franco; PEIXOTO, José Maria; MOURA, Eliane Perlatto. Autoeficácia de estudantes de medicina em duas escolas com metodologias de ensino diferentes (aprendizado baseado em problemas versus tradicional). Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, p. 1-7, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbem/v44n2/pt_1981-5271-rbem-44-02-e047.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.
METZ, Graciela Deise. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, Belém, v. 14, n. 30, p. 1-16, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3464. Acesso em: 5 maio 2023.
MIRANDA, Luísa; MORAIS, Carlos. Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa. Revista de Estilos de Aprendizaje, v. 1, n. 1, p. 66-87, 2014. Disponível em: https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/864. Acesso em: 30 mar. 2023.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Volume II. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015. p. 15-33.
NASCIMENTO, Jobson Tenório do. Promovendo a autorregulação e a autoeficácia de estudantes de computação na abordagem PBL: a proposta da ferramenta PBL studentboard para o monitoramento do progresso da aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46393/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jobson%20Ten%c3%b3rio%20do%20Nascimento.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
PACZKOWSKI, Ingrid Maliszewski; PASSOS, Camila Greff. WhatsApp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Química. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 316-325, jul. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95799/53845. Acesso em: 6 mar. 2023.
PEÑA, José Roberto Quezada; OLIVEIRA, Jefferson William C. de; COSTA NETO, Manuel Leonel da; RODRIGUES, Luiz Henrique Neves. Metodologias ativas na educação de instrumentação eletrônica utilizando plataforma de instrumentação virtuais com base em LabVIEW e ELVIS II. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – CIET, ENCONTRO DE PEQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ENPED, 2018, São Carlos. Anais eletrônicos [...]. São Carlos: CIET, EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/457/501. Acesso em: 6 mar. 2023.
PENAFORTE, Julio. John Dewey e as raízes filosóficas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, Silvia; PENAFORTE, Julio (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Escola de Saúde Pública; São Paulo: Editora Hucitec, 2001. p. 49-78.
PIRES, Pierre André Garcia; SILVA, Liziany Lopes da. Tecnologias de informação e comunicação (TICS) e trabalho docente: desafio pedagógico. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 3, p. 201-215, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7766/6307. Acesso em: 6 mar. 2023.
REGNIÉR, Jean-Claude. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 6, p. 1-16, maio/ago. 2002. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189118140004.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.
RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
ROCHA, Roberto. L-Style: uma ferramenta para identificação de estilos de aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27588. Acesso em: 15 set. 2022.
SALES, Maria Luísa França; PINTO, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende. Finalização do software PBL-VSII e entrega para a comunidade. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 23., 2019, Feira de Santana. Anais eletrônicos [...]. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2019. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/semic/article/view/6368/5001. Acesso em: 6 mar. 2023.
SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento; SOUSA, Sidinei de Oliveira; GUELFI, Adilson Eduard; MACHADO, Diego de Souza; SANTANA, Luiz Henrique do Espírito Santo. Be Active: design and creation of an innovative digital platform for active methodologies. Research, Society and Development, [s. l.], v. 11, n. 9, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32236/27344. Acesso em: 6 maio 2023.
SANTOS, Joyce Miranda; FROTA, Vitor Bremgartner da; PEREIRA, Micila Medeiros; LIMA, Hillermann Ferreira Osmidio; QUEIROZ NETO, José Pinheiro. ROBÔ-TI: Robótica educacional no incentivo de estudantes do Ensino Médio na área de Tecnologia da Informação. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 11, p. 114-131, jun. 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/download/728/292/2675. Acesso em: 6 mar. 2023.
SCHLICHTING, Thais de Souza; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Superior: aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 10-39, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36099. Acesso em: 5 maio 2023.
SILVA, Jesiel Viana; SILVA ALEXANDRE, Gustavo Henrique. PBL Planner Online: uma ferramenta colaborativa para o planejamento de ensino na abordagem PBL em cursos de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS, 16., 2021, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: SBC, 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsc/article/view/16018. Acesso em: 29 mar. 2023.
SOARES, Ithalo Rannieri Araújo; MENDES, Priscilla Batista; MACHIAVELLI, Josiane Lemos; GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de. Fóruns de discussão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um mapeamento sistemático do seu uso nos contextos brasileiro e latino-americano. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5., 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 p. 530-539. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11431. Acesso em: 6 maio 2023.
SOUSA, Sidnei de Oliveira. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 237-245, 2010a. Disponível em: http://www.gpeas.ufc.br/disc/hidr/texto2.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
SOUSA, Sidinei de Oliveira. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning): estratégia para o ensino e aprendizagem de algoritmos e conteúdos computacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2010b. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96471. Acesso em: 20 set. 2022.
SOUSA, Sidinei de Oliveira. Blended Online POPBL: uma abordagem Blended Learning para uma Aprendizagem Baseada em Problemas e organizada em projetos. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2015. Disponível em: https://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2015/dr/sidinei_sousa.pdf. Acesso em: 7 maio 2023.
SOUSA, Sidinei de Oliveira. Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 27, n. 2, p. 269-295, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059. Acesso em: 6 maio 2023.
SOUSA, Sidnei de Oliveira; ROSA, Marcelo Vinícius Creres; FERREIRA, Gunnar Correa Pereira. PBL-SYS: um protótipo de um ambiente virtual de aprendizagem para apoiar a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning). Colloquium Humanarum, v. 12, n. esp., p. 1445-1454, 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/2ccl7ygv. Acesso em: 29 mar. 2023.
SOUSA, Sidnei de Oliveira; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à formação docente para o uso das tecnologias. In: PBL 2010 CONGRESSO INTERNACIONAL, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: USP, 2010. Disponível em: http://www.each.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0276-1.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.
SOUSA, Sidinei de Oliveira, SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. A contribuição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para potencializar a colaboração no desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Problemas. El Hombre y la Máquina, n. 40, p. 44-54. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=47826850005. Acesso em: 6 maio 2023.
TIBÉRIO, Iolanda de F. L. Calvo; ATTA, José Antonio; LICHTENSTEIN, Arnaldo. O aprendizado baseado em problemas – PBL. Revista de Medicina, São Paulo, v. 82, n. 1-4, p. 78-80, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/62624/65422. Acesso em: 6 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.