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currículo e tecnologia em tempos de “precisão e clareza”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61612

Palavras-chave:

currículo, tecnologia, conhecimento, guia

Resumo

A partir de aportes teóricos-metodológicos pós-estruturais, tomamos como objeto de análise o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota, produzido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Objetivamos problematizar a relação tecnologia, currículo, conhecimento e como na contemporaneidade essa relação acaba por reduzir a educação a ensino e a tecnologia a meio. Observamos que tal sentido se adensa no contexto pandêmico, com o atrelamento do currículo unificado e prescritivo se alinha ao conhecimento fixado científico, unívoco que se dá associado a tecnologia como meio atual, direto e objetivo, numa tentativa de conter a produção de sentidos. Argumentamos sobre a necessidade de reativar outros sentidos para relações tecnologia, currículo e conhecimento, recuperando a dimensão discursiva dessa produção, eclipsada pela ênfase da tecnologia como aparato somente.

Biografia do Autor

Lhays Marinho da Conceição Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Docente da Uerj. Pesquisadora da área de Currículo.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”