Contribuições do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61615Palavras-chave:
framework TPACK, ensino de ciências, formação de professores, currículo, cultura digitalResumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza diante de uma sociedade mediada pelas TDIC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um instrumento de coleta on-line adaptado do modelo QTPACK (Rolando et al., 2018). Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e evidenciam que os professores reconhecem as TDIC como potenciais ferramentas para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, porém ainda existem desafios a serem superados, diante dos quais o framework TPACK emerge como um modelo teórico promissor para integrar novos currículos de formação de professores diante de sociedade imersa na cultura digital.
Referências
ALMEIDA, Maria E. B.; SILVA, Maria da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de Web Currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-19, abr. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676. Acesso em: 2 abr. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERVIAN, Paula Vanessa. Processo de Investigação-Formação-Ação docente: uma perspectiva de constituição do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo. 2019. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2019.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Resolução Conselho Nacional da Saúde n.º 510 de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html#:~:text=1%20o%20Esta%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20disp%C3%B5e,existentes%20na%20vida%20cotidiana%2C%20na. Acesso em: 21 maio 2022.
BRASIL. Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZE MBRODE2017.pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Resolução n.º 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP n.º 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP n.º 15/2017. Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1 de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file. Acesso em: 2 abr. 2023.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professor de Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.
CERNY, Roseli Z.; ESPÌNDOLA, Marina B. de E.; BURIGO, Carla D.; TOSATTI, Nayara C. M. O currículo na cultura digital e o processo de formação: uma relação mediada. In: CARRARA, Rosangela M.; ORTH, Miguel A. Tecnologia, currículo e formação de professores no Mercosul-Conesul. Curitiba: CRV, 2017. p. 101-112.
ESPÍNDOLA, Marina; GIANNELLA, Taís. Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: contribuições do modelo do conhecimento pedagógico-tecnológico do conteúdo. Educere et Educare, v. 14, n. 32, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://diretorio.rcaap.pt/handle/1/421. Acesso em: 2 abr. 2023.
FANTIN, Mônica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 2 abr. 2023.
FAUSTINO, Tulio F. S.; SILVA, Lorena S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/99/97. Acesso em: 2 abr. 2023
FERREIRA, Lhays M. C.; ROSÁRIO, Roberta S. L. As tecnologias no movimento de produção curricular: discutindo política de currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1466-1486 jul./set. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/48054/33149. Acesso em: 7 abr. 2023.
GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
KURTZ, Fabiana Diniz; SILVA, Denilson Rodrigues. Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) como Ferramentas Cognitivas na Formação de Professores. Contexto e Educação, ano 33, n. 104, p. 5-33, jan./abr. 2018. Disponível em: https://ANTwww.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6935. Acesso em: 18 jun. 2022.
LANG, Affonso Manoel Righi; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. A proposta teórica do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo e a (sub)utilização das TIC na Educação Básica. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/download/42562/pdf/131382. Acesso em: 03 abr. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.
MARMITT, Rose Kelly Regina; BONOTTO, Danusa de Lara. Os saberes docentes mobilizados em atividades de modelagem nas ciências e matemática. Revista Contexto e Educação, v. 38, n. 120, p.1-20, 2023. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12481. Acesso em: 8 abr. 2023.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Mathew. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v.6, n. 108, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: http://punya.educ. msu.edu/publications/journal_articles/mishra-koehler-tcr2006.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
MORAN, José; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruíz; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 231-250, 2016. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1605. Acesso em: 3 abr. 2023.
PINHEIRO, Rejane Machado de Souza, ECHALAR, Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo de Oliveira. O conceito de célula no processo de ensino e aprendizagem: Relações entre os modos de fazer ciência, ensinar e aprender. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 118, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11468. Acesso em: 3 abr. 2023.
ROLANDO, Luiz Gustavo Ribeiro et al. Evidências de validade da versão adaptada para o português do questionário TPACK survey for meaningful learning. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 17, n. 1, p. 37-47, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712018000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 abr. 2023.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p.4-14, fev. 1986.
SILVA, Carlos Alberto Gonçalves da. A BNCC está aí... E agora professor, o que muda em suas aulas? In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Campina Grande: Realize, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enebio/2021/TRABALHO_EV139_MD1_SA17_ID1158_15032020155850.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.