Contribuições do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61615

Palavras-chave:

framework TPACK, ensino de ciências, formação de professores, currículo, cultura digital

Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza diante de uma sociedade mediada pelas TDIC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um instrumento de coleta on-line adaptado do modelo QTPACK (Rolando et al., 2018). Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e evidenciam que os professores reconhecem as TDIC como potenciais ferramentas para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, porém ainda existem desafios a serem superados, diante dos quais o framework TPACK emerge como um modelo teórico promissor para integrar novos currículos de formação de professores diante de sociedade imersa na cultura digital.

 

Biografia do Autor

Claudia Escalante Medeiros, Universidade Federal da Fronteira do Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (1997) e em Pedagogia pela FABRAS (2020). Especialista em Educação- Aspectos Legais e Metodológicos (2001) pela Universidade da Região da Campanha, Especialista em Ciência e Tecnologia (2010), com ênfase no Ensino de Química e Física pela Universidade Federal do Pampa, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar (2019), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Especialista em Neurociências pela FABRAS (2022); Especialista em Educação Especial, Inclusiva, Psicopedagogia Clínica, e Neuropsicolologia Clínica, Hospitalar e Institucional, pela FAECH (2022) Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul. Exerce atividades docentes. na Rede Estadual, atuando na área das Ciências da Natureza e Matemática-Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em Pinheiro Machado/RS. 

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira do Sul

Graduações em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Atuação nas Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências ? PPGEC na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. As atividades de extensão e pesquisa são desenvolvidas nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, constituição docente, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), Investigação-formação-ação e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Biologia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas de 2016-2017.

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2024-08-01

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Artigos