Formação inicial de professores

uma análise comparativa dos projetos de formação instituídos pelas Resoluções CNE/CP n.º 2/2015 e n.º 2/2019

Autores

  • Neide de Aquino Noffs Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Cássia Ávila Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) https://orcid.org/0000-0003-1613-6554

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64492

Palavras-chave:

formação de professores, currículo, políticas curriculares

Resumo

As disputas por protagonismo na elaboração dos referenciais curriculares para a formação de professores têm se intensificado. Nesse cenário, a Resolução CNE/CP n.º 2/2015, foi substituída pela n.º 2/2019. Esta pesquisa objetivou analisar os reflexos dessa substituição por meio da análise comparativa dos projetos de formação. A metodologia utilizada foi a pesquisa com base documental e a pesquisa bibliográfica. Contamos com o aporte teórico de Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2011), Freire (2017), Arroyo (2013), Marcelo García (1999), Schön (2000), Imbernón (2011) e Laval (2004). Identificamos que a n.º 2/2019 define um projeto direcionado a formação de uma “personalidade global” (Laval, 2004) requerida pelo mercado, resultando na fragilidade da formação de professores. Conclui-se que a integração da competência como nuclear do currículo requer que a educação cumpra as funções que desconsideram os elementos essenciais para a sólida formação do professor.

Biografia do Autor

Neide de Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – linha formação de educadores. Líder do grupo de pesquisa “Educação infantil e o brincar” pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Psicopedagoga formada na Argentina e psicodramatista. Presidente vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e coordenadora da comissão de formação e regulamentação das atividades em Psicopedagogia.

Cássia Ávila Duarte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda e Mestre em Educação: Currículo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia, Gestão Escolar e Docência no nível superior do SENAC-SP. Pesquisadora da linha de Formação de Educadores, membro do grupo de pesquisa “Educação infantil e o brincar” da PUC-SP.

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2024-06-28

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