Initial training of teachers
a comparative analysis of training projects instituted bay Resolutions CNE/CP n.º 2/2015 and n.º 2/2019
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64492Keywords:
teacher training, curriculum, curriculum policiesAbstract
Disputes for protagonism in the development of curricular references for teacher training have intensified. In this scenario, CNE/CP Resolution No. 2/2015 was replaced by No. 2/2019. This research aimed to analyze the consequences of this replacement through comparative analysis of training projects. The methodology used was documentary-based research and bibliographical research. We count on the theoretical contribution of Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2011), Freire (2017), Arroyo (2013), Marcelo García (1999), Schön (2000), Imbernón (2011) and Laval (2004). We identified that No. 2/2019 defines a project aimed at the formation of a “global personality” (Laval, 2004) required by the market, resulting in the fragility of teacher training. It is concluded that the integration of competence as a core part of the curriculum requires that education fulfills functions that disregard the essential elements for solid teacher training.
References
ALVES, Fabiana. FE divulga Manifesto pela Formação Plena de Professor. Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/noticias/fe-divulga-manifesto-pela-formacao-plena-de-professor. Acesso em: 30 jun. 2021.
ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. ANFOPE repudia a aprovação pelo CNE da Resolução que define as novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), em sessão realizada no dia 7 de novembro, sem divulgação. Em um plenário esvaziado. Anfope, 11 nov. 2019. Disponível em: https://www.anfope.org.br/anfope-repudia-a-aprovacao-pelo-cne-da-resolucao-que-define-as-novas-diretrizes-curriculares-para-formacao-inicial-de-professores-da-educacao-basica-e-institui-a-base-nacional-comum-para-a-formacao-in/. Acesso em: 23 jun. 2021.
ANFOPE et al. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e outras entidades. CONTRA A DESCARACTERIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Nota das Entidades Nacionais em defesa da Resolução 02/2015. Formação em Movimento, v. 1, n. 2, p. 595-598, dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/538. Acesso em: 18 jun. 2022.
ANPEd. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Uma Formação Formatada. Posição da ANPEd sobre o “Texto Referência – Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica”. ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Rio de Janeiro, 9 out. 2019. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de. Acesso em: 14 abr. 2021.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. 2. ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009. Disponível em: http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/oqeculturavol_1_chaui.pdf. Acesso em: 29 out. 2022.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
CHIZZOTTI, Antonio; CASALI, Alípio. O paradigma curricular europeu das competências. Caderno de História da Educação, v. 11, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17528. Acesso em: 15 out. 2022.
DUARTE, Cássia Ávila. Formação inicial de professores da educação básica pela perspectiva dos currículos oficiais e políticas públicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
FELDMANN, Marina Graziela. Formação de professores: o PARFOR na PUC-SP. São Paulo: Fundasp/Capes, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 64. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, José (org.). Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 02, de 1.º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/CNE, [2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2021.
MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC/CNE, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 16 jul. 2022.
MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 abr. 2021.
NOFFS, Neide A. (org.). PIBID – PUC-SP: a formação de professores e seus desafios. São Paulo: Artgraph, 2018.
NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1997.
OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development. The definition and Selection of Key Competencies: Executive Summary. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/definition-selection-key-competencies-summary.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista e-curriculum
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.