Professores iniciantes no ensino superior

reflexões sobre a indução profissional no campo da psicologia

Autores

  • Gabrielle Selleri Bezerra Centro Universitário São Lucas Porto Velho
  • Josué José de Carvalho Filho Universidade Federal de Rondônia (Unir)
  • Eliéte Zanelato Universidade Federal de Rondônia (Unir)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64899

Palavras-chave:

profissão docente, ensino superior, competências profissionais, psicologia

Resumo

Este artigo, ao investigar e discutir sobre os processos de entrada, permanência e desenvolvimento profissional de professores iniciantes no ensino superior, propõe reflexões acerca do conceito de indução profissional, tendo como base teórica autores como Huberman (1995), Nóvoa (2002), Masetto (2003) e Roldão (2017). A partir de uma abordagem qualitativa, foram entrevistados seis professores iniciantes do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada da região Norte do Brasil. Como resultados, verificou-se que os participantes contaram com boas condições de recepção e que as potencialidades têm se configurado como importantes contribuintes para a permanência na docência. No entanto, concluiu-se que há elementos que podem ser fortalecidos, de forma a favorecer o desenvolvimento profissional, como a elaboração e aplicação de um programa de indução profissional.

Biografia do Autor

Gabrielle Selleri Bezerra, Centro Universitário São Lucas Porto Velho

Mestra em Psicologia. Docente no Centro Universitário São Lucas Porto Velho.

Josué José de Carvalho Filho, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Doutor em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado Profissional/Unir

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Artigos