Professores iniciantes no ensino superior
reflexões sobre a indução profissional no campo da psicologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64899Palavras-chave:
profissão docente, ensino superior, competências profissionais, psicologiaResumo
Este artigo, ao investigar e discutir sobre os processos de entrada, permanência e desenvolvimento profissional de professores iniciantes no ensino superior, propõe reflexões acerca do conceito de indução profissional, tendo como base teórica autores como Huberman (1995), Nóvoa (2002), Masetto (2003) e Roldão (2017). A partir de uma abordagem qualitativa, foram entrevistados seis professores iniciantes do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada da região Norte do Brasil. Como resultados, verificou-se que os participantes contaram com boas condições de recepção e que as potencialidades têm se configurado como importantes contribuintes para a permanência na docência. No entanto, concluiu-se que há elementos que podem ser fortalecidos, de forma a favorecer o desenvolvimento profissional, como a elaboração e aplicação de um programa de indução profissional.
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