Licenciaturas en Ciencias Naturales

configurando alineamientos y “nuevas” tensiones entre matrices en la formación docente en tiempos de BNC-Formación

Autores/as

  • Bruno Venancio Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Sandra Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maicon Azevedo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65227

Palabras clave:

enseñanza de las ciencias, enseñanza de la biología, formación de docentes, currículum, BNCC

Resumen

El artículo analiza los alineamientos trazados entre las propuestas de carreras de Licenciatura en Ciencias Naturales y las nuevas políticas curriculares, discutiendo intersecciones y problemáticas para la formación docente. En diálogo con el campo del Currículo, la investigación combina análisis de fuentes documentales y orales para localizar disputas entre diferentes concepciones de conocimiento y modelos de formación para la enseñanza en Ciencias y Biología. Los resultados sugieren que los cursos antes mencionados se han apropiado de discursos sobre la interdisciplinariedad que reviven perspectivas de integración curricular históricamente propuestas para la Educación en Ciencias, pero epistemológica y pedagógicamente problemáticos. Se concluye que dichas carreras corren el riesgo de naturalizar elementos de las políticas educativas neoliberales que intentan controlar y regular la formación docente, asociando la BNCC al BNC-Formación.

Biografía del autor/a

Bruno Venancio, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em Educação pela Universidader Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Meus interesses de pesquisa são do campo de formação de professores de Ciências e Biologia, Currículo e disciplinas escolares Ciências e Biologia. 

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Science Education pela University of East Anglia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq).

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFF. Mestre em Educação, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ. É professor da Licenciatura em Ciências Biológicas na UEMG e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na UFOP. É líder do Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG/CNPq) e Bolsista de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico da FAPEMIG.

Maicon Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN/CEFET-RJ). Pesquisador colaborador do grupo Currículo Docência & Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Currículo (CDC), atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos inovadores do ensino de ciências e biologia, políticas curriculares, história das disciplinas escolares, processos de didatização, experimentação didática, formação de professores de biologia e livro didático de ciências e biologia.

Citas

AYRES, Ana Cléa Moreira. Tensão entre Matrizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Niterói, 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

AYRES, Ana Cléa Moreira; SELLES, Sandra Escovedo. A história da formação de professores: diálogos com a disciplina escolar ciências no ensino fundamental. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 02, p. 25-107, maio-ago. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-21172012000200095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 dez. 2023.

AYRES, Ana Cléa Moreira; TAVARES, Daniele Lima; FERREIRA, Marcia Serra; SELLES, Sandra Escovedo. Licenciaturas de Curta Duração (1965 e 1974) e disciplina escolar Ciências: aproximações sócio-históricas. In: SELLES, Sandra Escovedo; CASSAB, Mariana. (orgs.). Currículo, Docência e Cultura. v. 1. Niterói, EDUFF, 2012. p. 53-74.

AYRES, Ana Cléa Moreira.; VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. Formação de Professores de Ciências e Biologia: legislações e profissionalidade docente. In: VILELA, M. L.; MENDES, R. R. L.; PINHÃO, F. L.; RIOS, N. T. (orgs.). Aqui também tem Currículo! Saberes em diálogo no ensino de Biologia. v. 1. Curitiba: Appris, 2020. p. 101-120.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento. O risco de apagamento da biologia dos currículos brasileiros pelas reformas educacionais. Bio-grafía: escritos sobre la Biología y su enseñanza, v. 1, p. 3344-3351, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9008739. Acesso em: 13 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.° 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE, 2002a. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos/ pdf/rcp01_02.pdf. Acesso: 10 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.° 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: MEC/CNE, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – p. 8-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015 pdf/file. Acesso em: 11 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2019 - Seção 1, p. 115-119. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em: 11 jul. 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Edu. Soc., Campinas, v. 36, n.131, p. 299-324, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015151909. Acesso em: 13 dez. 2023.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, jul./dez, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.357. Acesso em: 14 jan. 2024.

FERREIRA, Márcia Serra. A história da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOODSON, Ivor. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto: Porto, 2015.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2019.

GOODSON, Ivor. A vida e o trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2022.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, agenda global e formação docente. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.995. Acesso em: 12 jan. 2024.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa – O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LE GOFF, Jacques. Memória e História. Campinas: Unicamp, 1997.

LIMA-TAVARES, Daniele. A trajetória da formação docente: O caso da licenciatura curta em ciências das décadas de 1960 e 1970. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2006.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Alice Casimiro. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

LOPES, Alice Cassimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 2. ed. v. 1. São Paulo: Cortez, 2017.

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela educação – Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

PEDROSO, Carla Vargas. A construção sócio-histórica do Curso de Ciências Biológicas da UFSM: da História Natural às Ciências Biológicas (1965-1973). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz.; MOHR, Adriana. Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para Controle e Padronização da Docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315. Acesso em: 03 nov. 2023.

SELLES, Sandra Escovedo; OLIVEIRA, Ana Carolina Pereira de. Ameaças à Disciplina Escolar Biologia no “Novo” Ensino Médio (NEM): Atravessamentos Entre BNCC e BNC-Formação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e.40802, p. 1-34. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13531386. Acesso em: 03 nov. 2023.

VENANCIO, Bruno; OLIVEIRA, Raisa Mileib Santos; VIANA, Gabriel Menezes. Concepções sobre a prática como Componente Curricular nas atas dos Enpecs (2003-2013). Revista da SBENBio, n. 9, 2016.

VENANCIO, Bruno; SELLES, Sandra Escovedo. As licenciaturas em Ciências Naturais/da Natureza no Brasil: o que dizem as Teses e Dissertações (2006-2020). In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas: UEG. 2023.

VILELA, Marcos Vinícius Ferreira. licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/da Natureza (LCN): um olhar para o seu histórico, concepções e perspectivas atuais. In: LIBÂNEO, José Carlos; ROSA, Sandra Valéria Limonta; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 38-46. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_12.html. Acesso em: 14 jan. 2023.

VILELA, Mariana Lima. Finalidade das 'Ciências' no segundo segmento do ensino fundamental. In: AYRES, Ana Cléa Moreira, CASSAB, Mariana; TAVARES, Daniele Lima. (orgs.). Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. Curitiba: Prismas, 2014, p. 47-67.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...