Licenciaturas em Ciências Naturais

configurando alinhamentos e “novas” tensões entre matrizes na formação de professores em tempos de BNC-Formação

Autores

  • Bruno Venancio Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Sandra Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maicon Azevedo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65227

Palavras-chave:

ensino de Ciências, ensino de Biologia, formação docente, currículo, BNCC

Resumo

O artigo analisa aproximações traçadas entre propostas de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e novas políticas curriculares, discutindo intercessões e questões para a formação docente. Em diálogo com o campo do Currículo, a pesquisa combina análises de fontes documentais e orais para localizar disputas entre diferentes concepções de conhecimento e de modelos formativos para a docência em Ciências e Biologia. Os resultados sugerem que os referidos cursos têm se apropriado de discursos sobre interdisciplinaridade que revivem perspectivas de integração curricular historicamente postas para a Educação em Ciências, mas problematizáveis epistemológica e pedagogicamente. Conclui-se que tais licenciaturas correm o risco de naturalizar elementos das políticas educacionais neoliberais que tentam controlar e regular a formação docente, no alinhamento da BNC-Formação à BNCC.

Biografia do Autor

Bruno Venancio, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em Educação pela Universidader Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Meus interesses de pesquisa são do campo de formação de professores de Ciências e Biologia, Currículo e disciplinas escolares Ciências e Biologia. 

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Science Education pela University of East Anglia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq).

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFF. Mestre em Educação, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ. É professor da Licenciatura em Ciências Biológicas na UEMG e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na UFOP. É líder do Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG/CNPq) e Bolsista de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico da FAPEMIG.

Maicon Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN/CEFET-RJ). Pesquisador colaborador do grupo Currículo Docência & Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Currículo (CDC), atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos inovadores do ensino de ciências e biologia, políticas curriculares, história das disciplinas escolares, processos de didatização, experimentação didática, formação de professores de biologia e livro didático de ciências e biologia.

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Publicado

2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...