Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica

implicações para o curso de Pedagogia

Autores

  • Marylia Gabriela Ortis da Fonseca Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65228

Palavras-chave:

BNC-Formação, pedagogia, formação docente

Resumo

A Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, aprovada em dezembro de 2019, revogou a Resolução CNE/CP n° 2/2015 com justificativas de que não atendia as demandas necessárias para o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. Nesse contexto, a nova normativa propõe mudanças para o campo das licenciaturas que padronizam o processo formativo, além de acarretar implicações para o curso de Pedagogia, que descaracterizam o profissional pedagogo. Isto posto, este estudo objetiva ampliar o debate acerca dos direcionamentos formativos propostos por tal normativa. Assim sendo, por meio de análises bibliográficas e documentais, à luz da teoria gramsciana, verifica-se que a formação docente passou a ser reduzida à reprodução e aplicação de conteúdos, que extinguem a possibilidade da formação crítica, humana e emancipatória.

Biografia do Autor

Marylia Gabriela Ortis da Fonseca, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora efetiva da rede de Educação Básica do município de Irati-Paraná. 

Michelle Fernandes Lima , Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

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Publicado

2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...