Imperialismo e reformas curriculares

análise da Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC-Formação) e da resistência contra sua implementação na Unir

Autores

  • Marilsa Miranda de Souza Universidade Federal de Rondônia (Unir)
  • Heitor Graton Roman Universidade Federal de Rondônia (Unir)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65744

Palavras-chave:

Resolução 02/2019/CNE/MEC, reforma curricular, pedagogia das competências, resistência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise da Resolução CNE/CP no 2/2019 (BNC-Formação) e a luta pela sua revogação na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Essa Resolução é compreendida como medida de centralização e flexibilização do currículo das licenciaturas, proposta pelo movimento empresarial a partir das diretrizes dos órgãos multilaterais do imperialismo (Freitas, 2018; Leher, 1999). Utilizou-se o método do materialismo histórico-dialético, por meio do qual foram realizados o estudo das bases epistemológicas dessa resolução e a análise documental nas instâncias deliberativas da Unir e das ações do movimento docente. A Resolução substitui a formação ampla por formação básica, para atender aos pressupostos mercadológicos e tecnocráticos. O movimento de resistência na Unir garantiu a aprovação do Ato Decisório 7/2022 no Conselho Superior Acadêmico contra a implementação da referida Resolução.

 

Biografia do Autor

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Campus de Araraquara) com Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Departamento de Ciências da Educação (Campus de Porto Velho) e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia;  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UNIR).

Heitor Graton Roman, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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2024-11-19

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Artigos