O ensino da língua inglesa no contexto da implementação da BNCC em uma rede municipal do sul da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65980

Palavras-chave:

língua inglesa, ensino, discurso docente, currículo, políticas educacionais

Resumo

Este estudo voltou-se ao contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco no componente de língua inglesa no Ensino Fundamental, em uma rede municipal de ensino do sul da Bahia. O objetivo foi compreender como os docentes percebem o ensino da língua inglesa sob a implementação da BNCC, no processo de (re)elaboração curricular. O referencial teórico-metodológico tem aporte no Círculo de Bakhtin. Para o levantamento dos dados, realizaram-se entrevistas com docentes de língua inglesa da rede. Os enunciados abordaram os documentos normativos, como a BNCC, o Currículo Municipal e o Projeto Político-Pedagógico (PPP), e a condição da língua inglesa no currículo, além da busca por um ensino mais consistente diante das imposições curriculares. Evidenciou-se a influência desses documentos na constituição discursiva docente, destacando a complexa relação entre políticas educacionais e práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Bruno Luiz Medeiros Caldeira, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professor da Rede Municipal de Porto Seguro, Bahia.

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco - USF

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisas em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), com pós-doutorado em Educação na mesma Universidade. Graduada em Comunicação Social (PUC Campinas) e em Letras Português/Inglês (Universidade Paulista).

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Caldeira, B. L. M., & Pucci, R. H. P. (2025). O ensino da língua inglesa no contexto da implementação da BNCC em uma rede municipal do sul da Bahia. Revista E-Curriculum, 23, e65980. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65980

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Artigos