O ensino da língua inglesa no contexto da implementação da BNCC em uma rede municipal do sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65980Palavras-chave:
língua inglesa, ensino, discurso docente, currículo, políticas educacionaisResumo
Este estudo voltou-se ao contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco no componente de língua inglesa no Ensino Fundamental, em uma rede municipal de ensino do sul da Bahia. O objetivo foi compreender como os docentes percebem o ensino da língua inglesa sob a implementação da BNCC, no processo de (re)elaboração curricular. O referencial teórico-metodológico tem aporte no Círculo de Bakhtin. Para o levantamento dos dados, realizaram-se entrevistas com docentes de língua inglesa da rede. Os enunciados abordaram os documentos normativos, como a BNCC, o Currículo Municipal e o Projeto Político-Pedagógico (PPP), e a condição da língua inglesa no currículo, além da busca por um ensino mais consistente diante das imposições curriculares. Evidenciou-se a influência desses documentos na constituição discursiva docente, destacando a complexa relação entre políticas educacionais e práticas pedagógicas.
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