MAKER EDUCATION AND ETHICAL COMMITMENT IN THE SOCIETY OF DIGITAL CULTURE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p715-738

Keywords:

Curriculum, Ethics, Digital information and communication technologies, maker education.

Abstract

In this article, we reflect on the dialogue between technologies, curriculum and ethics and social commitment. In order to do that, theses and dissertations that analyze educational and curricular contexts in which characteristics of the maker movement are developed have been researched in the bibliographic productions raised in digital databases. The qualitative analysis of the raised texts identified that the maker movement is in the process of being implemented in schools and gains strength from a series of events linked to education; in addition, its differentiated proposal in the production of consumer goods now inspires the development of an educational model more focused on dialogical making, a reflection on learning and sharing of individual and social problems and solutions, with the use of technology. We concluded that the potentialities and the political-pedagogical value of maker environments bring, for education, ample space for the exercise of the ethical character that may be underlying the projects. The tendency to propose a continuous redesign of the learning objectives, aligning them with the broader social issues, including the challenges of global issues, the territories of student groups and the ethical and political dimension of the relationships between them, became evident. The role of the critic curriculum and the educative function of the teacher are fundamental in assembling this complex and delicate equation: technologies, curriculum, ethics and social commitment.

Author Biographies

Tatiana Sansone Soster, Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV-EAESP. Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela FGV-EBAPE. Bacharel em Informática pela PUCRS. Organizadora do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa do Consórcio STHEM Brasil. Experiência profissional nas áreas de educação, tecnologia e gestão, atuando em iniciativas públicas e privadas, no contexto nacional e internacional. Atualmente é docente da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, coordenadora do curso de Administração Pública na mesma instituição, pesquisadora e consultora para o desenvolvimento da cultura maker no contexto educacional.

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de Sao Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - ). Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo.

Maria da Graça Moreira Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Consultora na implantação de projetos educacionais em secretarias de educação, instituições de ensino, ONGs e iniciativa privada. Ampla experiência na gestão de projetos em larga escala em políticas públicas e na formação de gestores escolares e professores para inovação, gestão escolar e tecnologias, como: Programa de Formação de Professores Ingressantes para 40.000 educadores do Estado de São Paulo; Programa Gestão Escolar e Tecnologias; Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino (40.000 envolvidos), Programa Mídias na Educação. Participou de diversos projetos internacionais e nacionais junto ao MEC voltado a gestão educacional pública, como: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), United Nations Development Programme (UNDP) e em outras instituições governamentais e não governamentais. No segmento privado, trabalhou na IBM Brasil, SENAC, Universidade Anhembi Morumbi, FECAP, FAESP. Em educação executiva atuou nas empresas Thinken, Wallmart, Allis, Itau, dentre outras. Recebeu premiação Emmy Internacional pela gestão da Série de TV Pedro e Bianca (Fundação Padre Anchieta); Learning & Performance pela gestão de conteúdo do Programa Inglês online (70.000 estudantes).

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Published

2020-06-26

Issue

Section

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo