EDUCACIÓN MAKER Y COMPROMISO ÉTICO EN LA SOCIEDAD DE CULTURA DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p715-738

Palabras clave:

Currículo, Ética, Tecnologías digitales de información y comunicación, Educación maker.

Resumen

En este artículo se reflexiona sobre el diálogo entre las tecnologías, el currículo, la ética y el compromiso social. Por lo tanto, se investigaron en las producciones bibliográficas planteadas en bases de datos digitales, tesis y disertaciones que analizan contextos educativos y curriculares en los que se desarrollan características del movimiento maker. El análisis cualitativo de los textos estudiados identificó que el movimiento maker está en proceso de implementación en las escuelas y gana fuerza a partir de una serie de eventos vinculados a la educación; además, su propuesta diferenciada de la producción de bienes de consumo ahora inspira el desarrollo de un modelo educativo más centrado en el hacer dialógico, un reflexionar sobre el aprendizaje y el compartir problemas y soluciones individuales y sociales, con el uso de la tecnología. Se concluye que las potencialidades y el valor político-pedagógico de los ambientes maker aportan a la educación, amplio espacio para el ejercicio del carácter ético que puede estar subyacente a los proyectos. Se hizo evidente como tendencia la perspectiva de proponer un continuo replanteamiento de los objetivos de aprendizaje, alineándose con los problemas sociales más amplios, inclusive de los desafíos de problemáticas sociales mundiales, de los territorios, de los grupos de alumnos y de la dimensión ética y política de las relaciones entre ellos. El papel del currículo y de la función educativa del profesor son fundamentales para ensamblar esta compleja y delicada: ecuación: tecnologías, currículo, ética y compromiso social.

Biografía del autor/a

Tatiana Sansone Soster, Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV-EAESP. Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela FGV-EBAPE. Bacharel em Informática pela PUCRS. Organizadora do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa do Consórcio STHEM Brasil. Experiência profissional nas áreas de educação, tecnologia e gestão, atuando em iniciativas públicas e privadas, no contexto nacional e internacional. Atualmente é docente da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, coordenadora do curso de Administração Pública na mesma instituição, pesquisadora e consultora para o desenvolvimento da cultura maker no contexto educacional.

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de Sao Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - ). Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo.

Maria da Graça Moreira Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Consultora na implantação de projetos educacionais em secretarias de educação, instituições de ensino, ONGs e iniciativa privada. Ampla experiência na gestão de projetos em larga escala em políticas públicas e na formação de gestores escolares e professores para inovação, gestão escolar e tecnologias, como: Programa de Formação de Professores Ingressantes para 40.000 educadores do Estado de São Paulo; Programa Gestão Escolar e Tecnologias; Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino (40.000 envolvidos), Programa Mídias na Educação. Participou de diversos projetos internacionais e nacionais junto ao MEC voltado a gestão educacional pública, como: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), United Nations Development Programme (UNDP) e em outras instituições governamentais e não governamentais. No segmento privado, trabalhou na IBM Brasil, SENAC, Universidade Anhembi Morumbi, FECAP, FAESP. Em educação executiva atuou nas empresas Thinken, Wallmart, Allis, Itau, dentre outras. Recebeu premiação Emmy Internacional pela gestão da Série de TV Pedro e Bianca (Fundação Padre Anchieta); Learning & Performance pela gestão de conteúdo do Programa Inglês online (70.000 estudantes).

Citas

AGAMBEN, Giorgio et al. A sopa de Wuhan: Pensamiento Contemporaneo en tiempos de pandemias. Buenos Aires: ASPO, 2020.

ALMEIDA, Maria das Neves de. Espaços Makers como potencializadores da criatividade, ludicidade e compartilhamento de ideias no contexto acadêmico. Orientadora: Salete de Fátima Noro Cordeiro. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

DOI http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p715-738

BEZERRA, Mário Cezar Augusto de Almeida. Possibilidades lúdicas com tecnologias digitais na formação docente: Uma proposta de espaço maker no IF Sertão-PE Campus Petrolina. Orientadora: Tatiana Polliana Pinto de Lima. 2019. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

BLIKSTEIN, Paulo; WORSLEY, Marcelo Aaron Bonilha. Children are not hackers: Building a culture of powerful ideas, deep learning, and equity in the Maker Movement. In: PEPPLER, Kylie; HALVERSON, Erica; KAFAI, Yasmin, B. (Eds.). Makeology: Makerspaces as learning environments. v. 1. New York: Routledge, 2016. p. 64-79.

CAMPOS, Fabio; SOSTER; Tatiana; BLIKSTEIN, Paulo. Sorry, I was in teacher mode today: pivotal tensions and contradictory discourses in real-world implementations of school makerspaces. In: ANNUAL CONFERENCE ON CREATIVITY AND FABRICATION IN EDUCATION – FABLEARN, 8., 2019, New York. Proceedings […]. New York: Teachers College, Columbia University, 2019. p. 96-103.

CAVALLO, David et al. The city that we want: generative themes, constructionist technologies and school/social change. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES – IEEE (ICALT), 4., 2004, Joensuu. Proceedings [...]. Joensuu: IEEE Computer Society, 2004. p. 1034-1038.

CRUZ JUNIOR, Nelson Rodrigues da. O uso das TIC na educação em Irecê /BA: ciclo de formação humana, ambientes de tecnologia e o “faça você mesmo”. Orientador: Nelson de Luca Pretto. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações pedagógicas) -Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da sedução: democracia e narcisismo na hiper-modernidade liberal. Barueri: Manole, 2019.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

QUINQUIOLO, Natalia Carvalho Rosas. Aplicação de ferramentas pedagógicas para o ensino de ciências em estudantes de Pedagogia: aprendendo sobre energia e eletricidade. Orientador: Marco Aurélio Alvarenga Monteiro. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, Lorena, 2019.

SERRES, Michel. O contrato natural. Lisboa: Instituto Piaget, 1960.

SERRES, Michel. O contrato social. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

SILVA, Akynara Aglae Rodrigues Santos da. Robótica e educação: uma possibilidade de inserção sócio-digital. Orientadora: Maria da Graça da Silva Coelho. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

SILVA, Cristiane Samária Gomes da. Imersão nas tecnologias digitais para educação: uma experiência pedagógica no curso de Pedagogia da PUC-SP. Orientadora: Ana Maria Di Grado Hessel. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

SOSTER, Tatiana. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. Orientador: Fernando José de Almeida. 2018. 172 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

STROYMATE, Tatiana Luz. Currículo, tecnologias e alfabetização científica: uma análise da contribuição da robótica na formação de professores. Orientadora: Maria da Graça Moreira da Silva. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

VALVERDE, Antônio. Hans Jonas e o princípio responsabilidade. Revista Dissertatio, Pelotas, v. 7, Dossiê Hans Jonas, p. 137-150, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/issue/view/529. Acesso em: 15 maio 2020.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. v. I. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Publicado

2020-06-26

Número

Sección

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo