EDUCAÇÃO MAKER E COMPROMISSO ÉTICO NA SOCIEDADE DA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p715-738

Palavras-chave:

Currículo, Ética, TDIC, Educação maker.

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre o diálogo entre as tecnologias, o currículo, a ética e o compromisso social. Para tanto, pesquisaram-se, nas produções bibliográficas levantadas em bases de dados digitais, teses e dissertações que analisam contextos educacionais e curriculares em que se desenvolvem características do movimento maker. A análise qualitativa dos textos levantados identificou que o movimento maker está em processo de implantação nas escolas e ganha força a partir de uma série de eventos vinculados à educação; além disso, a proposta diferenciada da produção de bens de consumo inspira agora o desenvolvimento de um modelo educacional mais voltado ao fazer dialógico, um refletir sobre a aprendizagem e o compartilhamento de problemas e soluções individuais e sociais, com o uso da tecnologia. Conclui-se que as potencialidades e o valor político-pedagógico dos ambientes maker trazem, para a educação, amplo espaço ao exercício do caráter ético que pode estar subjacente aos projetos. Evidenciou-se como tendência a perspectiva de propor um contínuo replanejamento dos objetivos da aprendizagem alinhando-os com as questões sociais mais amplas inclusive dos desafios de problemáticas sociais mundiais, dos territórios, dos grupos de alunos e da dimensão ética e da política das relações entre eles. O papel de um currículo crítico e da função socioeducativa do professor são fundamentais na montagem desta complexa e delicada equação: tecnologias, currículo, ética e compromisso social.

Biografia do Autor

Tatiana Sansone Soster, Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV-EAESP. Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela FGV-EBAPE. Bacharel em Informática pela PUCRS. Organizadora do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa do Consórcio STHEM Brasil. Experiência profissional nas áreas de educação, tecnologia e gestão, atuando em iniciativas públicas e privadas, no contexto nacional e internacional. Atualmente é docente da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, coordenadora do curso de Administração Pública na mesma instituição, pesquisadora e consultora para o desenvolvimento da cultura maker no contexto educacional.

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de Sao Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - ). Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo.

Maria da Graça Moreira Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Consultora na implantação de projetos educacionais em secretarias de educação, instituições de ensino, ONGs e iniciativa privada. Ampla experiência na gestão de projetos em larga escala em políticas públicas e na formação de gestores escolares e professores para inovação, gestão escolar e tecnologias, como: Programa de Formação de Professores Ingressantes para 40.000 educadores do Estado de São Paulo; Programa Gestão Escolar e Tecnologias; Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino (40.000 envolvidos), Programa Mídias na Educação. Participou de diversos projetos internacionais e nacionais junto ao MEC voltado a gestão educacional pública, como: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), United Nations Development Programme (UNDP) e em outras instituições governamentais e não governamentais. No segmento privado, trabalhou na IBM Brasil, SENAC, Universidade Anhembi Morumbi, FECAP, FAESP. Em educação executiva atuou nas empresas Thinken, Wallmart, Allis, Itau, dentre outras. Recebeu premiação Emmy Internacional pela gestão da Série de TV Pedro e Bianca (Fundação Padre Anchieta); Learning & Performance pela gestão de conteúdo do Programa Inglês online (70.000 estudantes).

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo