Teacher Training with Research

obstacles and convergences pointed by two research modalities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54200

Keywords:

teacher training with research, research on own practice, action research, research modalities, Chemistry graduation

Abstract

This research presents a bibliographic review that highlights the obstacles and the convergences for two research modalities that can be adopted in the teacher training with research. It seeks to answer: What are the obstacles and the convergences of the teacher training with research in undergraduate courses in Chemistry considering the modalities ‘research on own practice’ and ‘action research’? In the teacher training with research, the main obstacles were the gaps in didactic-pedagogical training and the technical rationality that still guides the teacher training, in the convergences, the construction of the teaching identity and the protagonism of the licensee became evident. The modalities of research approach in relation to the promotion of reflection and point as an obstacle common deficiency in teacher training courses, indicating axes that need to receive more attention from educational institutions.

Author Biographies

Jordana Maria Lopes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Formada em Licenciatura em Química na Universidade Estadual de Ponta Grossa no estado do Paraná, durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), durante dois anos, participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) com sua pesquisa vinculada ao Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Química. Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora de Química no Ensino Médio (Rede Particular). Participa do grupo de pesquisa sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores. É professora temporária de Química no estado do Paraná.

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015). É professora Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciona disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Formação do Professor Universitário, Profissionalidade Docente e Conhecimentos para Docência. Coordenou o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015) e atualmente é coordenadora da área de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. Atualmente é uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores).

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Referências utilizadas na revisão:

https://docs.google.com/document/d/1bwvmwLWv2XUqZPdMohQuPOomUFla_6iLRZ9TD2QvG9E/edit?usp=sharing

Published

2024-05-03

Issue

Section

Artigos