The A tecnologia de metaverso tem se destacado recentemente a partir de duas abordagens. A primeira compreende os metaversos como sistemas multiusuários de criação de mundos em 2D/3D. A segunda propõe o “Metaverso do mundo ‘real’” e utiliza realidade aumentada no mundo físico para ampliar e potencializar experiências humanas. Baseados nesse contexto, buscamos discorrer sobre como os metaversos desafiam as práticas comunicativas e a interação na educação. Apresentamos as principais abordagens do metaverso com o propósito de evidenciar novos habitares e potencializar a Educação On-LIFE. Inspirados no método cartográfico de pesquisa-intervenção, identificamos pistas que permitem inferir que o metaverso favorece a passagem da compreensão de comunicação para um novo modo, trazendo um habitar comunicativo onde comunicar, interagir e cocriar implicam habitar um habitat

Authors

  • Massimo Di Felice Universidade  de São Paulo
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1799-1825

Keywords:

ecology, metaverses, communication, On-LIFE education, innovation ecosystem.

Abstract

Metaverse technology has recently emerged from two approaches. The first understands the metaverses as multi-user 2D/3D world creation systems. The second proposes the “Metaverse of the ‘real’ world” and uses augmented reality in the physical world to expand and enhance human experiences. Based on this context, we seek to discuss how the metaverses challenge communicative practices and interaction in education. We present the main approaches of the metaverse, with the purpose of highlighting new dwellings and enhancing OnLIFE Education. Inspired by the cartographic method of research-intervention, we identified clues that allow us to infer that the metaverse favors the passage of communication understanding to a new mode, bringing a communicative dwelling where communicating, interacting and co-creating imply inhabiting a habitat.

Author Biographies

Massimo Di Felice, Universidade  de São Paulo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pós-doutor pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP,  Especialista em Teoria e Analisi Qualitativa nella Ricerca Sociale pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, e sociólogo pela Universidade La Sapienza de Roma. e. Atualmente é professor livre docente da Escola de Comunicação e Artes da USP. Líder do Centro Internacional de  Pesquisa Atopos, sendo também idealizador da Plataforma de Cidadania Digital.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Bacharel em Informática pela UNISINOS.  Atualmente é professora-pesquisadora titular do PPG em Educação  e do PPG em Linguística Aplicada na UNISINOS. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Pesquisadora-colaboradora no Grupo Internacional de Pesquisa Atopos/USP, no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal e na Unidade de Estudos do Local – ELO/UAb Portugal.

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Published

2022-12-28

Issue

Section

Artigos