Clues for a Pedagogical Model for OnLife Education with a Focus on Personal Learning Environment (PLE)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61645

Keywords:

personal learning environment; OnLife Education; pedagogical model.

Abstract

The objectives of this study involve identifying approximations between the perspectives of OnLife Education and Personal Learning Environment (PLE) and elaborating clues that assist in the search for a pedagogical model (PM) for educational practices mediated by technology. The research, of qualitative and eminently theoretical approach, was carried out in three stages: a) theoretical survey; b) establishment of relationships between the OnLife Education and PLE approaches; c) definitions of the clues for the pedagogical model based on the crossing of the data. It was identified that the clues outlined can expand aspects of the PM (Behar et al., 2019). The clues can be synthesized into: cartographic work for inventive practices (organizational); digital content curation (content); the coupling of the human with digital technologies (methodological); technologies must permeate the enrichment of the ELP (technological).

Author Biographies

Daiana Steyer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Fapergs/Capes, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento de surdos, ensino de libras e língua portuguesa escrita para surdos. 

Patrícia Scherer Bassani, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Professora titular da Universidade Feevale, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, e aos cursos de Sistemas de Informação, Pedagogia e Letras. Como pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale). Atua na área da Educação (Tecnologia Educacional) com foco em pesquisa, desenvolvimento e formação com ênfase em interação mediada por computador, sistemas colaborativos, aprendizagem em rede, ambientes pessoais de aprendizagem, comunidades virtuais de aprendizagem/prática, curadoria de conteúdo digital, transformação digital e letramento de futuros. Como gestora acadêmica, coordenou o curso de Licenciatura em Computação (2003/2008) e foi coordenadora substituta do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011). Membro da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o ano de 2017. Representante da linha de Linguagens e Tecnologias na comissão do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Digital por duas gestões (2016-2018 e 2019-2021)

Patrícia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação desde 2016. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional. Membro do Comitê Assessor de EDUCAÇÃO da FAPERGS.

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Published

2023-09-30

Issue

Section

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”