Pistas para un Modelo Pedagógico de Educación OnLife Centrado en el Entorno Personal de Aprendizaje (PLE)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61645

Palabras clave:

entorno personal de aprendizaje; Educación OnLife; modelo pedagógico.

Resumen

Los objetivos de este estudio consisten en identificar aproximaciones entre las perspectivas de Educación OnLife y Ambiente Personal de Aprendizaje (PLE) y elaborar pistas que ayuden en la búsqueda de un modelo pedagógico (MP) para prácticas educativas mediadas por tecnología. La investigación, con abordaje cualitativo y eminentemente teórica, se realizó en tres etapas: a) relevamiento teórico; b) establecimiento de relaciones entre los abordajes OnLife Education y PLE; c) definiciones de las pistas para el modelo pedagógico a partir del cruce de datos. Se identificó que las pistas esbozadas pueden ampliar aspectos del MP (Behar et al., 2019). Las pistas pueden resumirse en: trabajo cartográfico para prácticas inventivas (organizativo); curación de contenidos digitales (contenido); acoplamiento de lo humano con las tecnologías digitales (metodológico); tecnologías deben permear el enriquecimiento del PEL (tecnológico).

Biografía del autor/a

Daiana Steyer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Fapergs/Capes, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento de surdos, ensino de libras e língua portuguesa escrita para surdos. 

Patrícia Scherer Bassani, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Professora titular da Universidade Feevale, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, e aos cursos de Sistemas de Informação, Pedagogia e Letras. Como pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale). Atua na área da Educação (Tecnologia Educacional) com foco em pesquisa, desenvolvimento e formação com ênfase em interação mediada por computador, sistemas colaborativos, aprendizagem em rede, ambientes pessoais de aprendizagem, comunidades virtuais de aprendizagem/prática, curadoria de conteúdo digital, transformação digital e letramento de futuros. Como gestora acadêmica, coordenou o curso de Licenciatura em Computação (2003/2008) e foi coordenadora substituta do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011). Membro da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o ano de 2017. Representante da linha de Linguagens e Tecnologias na comissão do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Digital por duas gestões (2016-2018 e 2019-2021)

Patrícia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação desde 2016. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional. Membro do Comitê Assessor de EDUCAÇÃO da FAPERGS.

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Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”