A formação continuada dos professores da rede pública paranaense frente à BNC – Formação de Professores

Autores

  • Thaiane de Goes Domingues Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Susana Soares Tozetto Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65260

Palavras-chave:

formação continuada, políticas de formação docente, formação na escola

Resumo

Esta pesquisa tem por objeto de estudo a formação continuada dos professores da rede pública paranaense. Objetiva discutir como acontece a formação continuada nas escolas públicas paranaenses em relação à Base Nacional Curricular para Formação de Professores (Brasil, 2019). A pesquisa qualitativa e exploratória é fundamentada na praxiologia de Bourdieu (1998). Foram aplicados questionários on-line e realizadas entrevistas semiestruturadas síncronas ou presenciais com pedagogas e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, cujos dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Deflagra-se que a formação disponibilizada pelo governo paranaense, com o enfoque em resultados e melhoria de indicadores educacionais é refutada pelos colégios, que preferem realizar formações continuadas correlatas à sua realidade a seguir o proposto pela Secretaria de Educação.

Biografia do Autor

Thaiane de Goes Domingues, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pedagoga, mestre em educaçao e doutora em educaçao. Docente do Departamento de Educaçao da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Docente do Programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Domingues, T. de G. ., & Tozetto, S. S. (2025). A formação continuada dos professores da rede pública paranaense frente à BNC – Formação de Professores. Revista E-Curriculum, 23, e65260. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65260

Edição

Seção

Artigos