A formação continuada dos professores da rede pública paranaense frente à BNC – Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65260Palavras-chave:
formação continuada, políticas de formação docente, formação na escolaResumo
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a formação continuada dos professores da rede pública paranaense. Objetiva discutir como acontece a formação continuada nas escolas públicas paranaenses em relação à Base Nacional Curricular para Formação de Professores (Brasil, 2019). A pesquisa qualitativa e exploratória é fundamentada na praxiologia de Bourdieu (1998). Foram aplicados questionários on-line e realizadas entrevistas semiestruturadas síncronas ou presenciais com pedagogas e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, cujos dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Deflagra-se que a formação disponibilizada pelo governo paranaense, com o enfoque em resultados e melhoria de indicadores educacionais é refutada pelos colégios, que preferem realizar formações continuadas correlatas à sua realidade a seguir o proposto pela Secretaria de Educação.
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