Aproximaciones y distanciamientos identitarios entre emprendimiento y género en la Base Nacional Común Curricular y en la formación de profesores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1534-1554

Palabras clave:

Base Nacional Común Curricular, formación de profesores, emprendimiento, identidad de género.

Resumen

En este artículo, se buscó comprender las relaciones discursivas y conflictivas entre el emprendimiento neoliberal y las identidades de género presentes en la Base Nacional Común Curricular de 2018 y en la Base Nacional Común para la Formación Inicial de Docentes de Educación Básica de 2019, interseccionadas por documentos que interfieren en la elaboración de los proyectos pedagógicos de los cursos de Licenciatura. Como base teórica, se utilizaron los conceptos de identidad en la posmodernidad, de género, emprendimiento y el currículo, como espacio de disputas identitarias. Como metodología, se construyeron las relaciones discursivas, aquí pensadas como una tela discursiva, entre los documentos analizados, a partir de expresiones caras al emprendimiento y a las identidades de género. Se identificó que es posible constituir proyectos pedagógicos que consideren las identidades de género, aunque los documentos analizados prioricen el emprendimiento.

Biografía del autor/a

Francisco Egberto de Melo, Universidade Regional do Cariri

Professor da área de Ensino de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em História Social e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Líder do Núcleo de Pesquisa Ensino, História e Cidadania - NUPHISC/CNPq. Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Regional do Cariri (2015-2019). Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Ensino de História; Educação, cultura e história; Metodologia do ensino de História; Educação, Estado e políticas públicas; Educação, biopoder, espaços escolares e não escolares; Efemérides, ensino de História e História Pública, Currículo e Ensino de História. É professor do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/URCA/UFRJ, foi membro da Comissão Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (2018) como representante da Universidade Regional do Cariri. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Estadual do Ceará, PPGE/UECE.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

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Publicado

2022-12-28

Número

Sección

Artigos