A CENTRALIDADE DO PAPEL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA RECONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO E DA PROFISSÂO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p230-255Palabras clave:
Professor, Ensino Médio, Currículo, Concepções, Profissão.Resumen
Este texto visa compreender como os professores do ensino médio concebem a profissão docente, a partir de seu papel na (re) configuração do currículo escolar. As análises são resultados de uma pesquisa sobre a centralidade do papel dos professores no trabalho com jovens de uma escola de ensino médio na periferia do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos através da aplicação de questionários aos professores da escola (69) e aos alunos do último ano (341), realização de entrevistas gestores (4) e professores indicados pelos alunos (4), além de observação das aulas (60 horas). Compreende-se que as concepções dos professores sobre os objetivos do ensino médio direcionam a escolhas curriculares, orientam as suas práticas pedagógicas e (re) configuram a própria profissão. Identifica-se professores com novas abordagens curriculares que adotam uma prática reflexiva e contextualizada. Esses docentes rompem com o ciclo de repetições curriculares, construindo uma nova cultura de ensino marcada por uma concepção profissional da docência e por um papel catalisador do professor. O texto se estrutura sobre quatro eixos: entre os objetivos da escola e a cultura do ensino; a influência da formação e da experiência sobre o exercício da docência; O que ensinar? Da seleção dos conteúdos à contextualização da aprendizagem; o "jogo de concepções" entre professores de ensino médio. Conclui-se que o professor é um grande artífice da construção curricular que se materializa nas escolas. Daí a importância de se construir currículo com a escola e seus sujeitos e não para a escola.
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