A CENTRALIDADE DO PAPEL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA RECONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO E DA PROFISSÂO

Autores

  • Silvana Soares de Araujo Mesquita Pontifícia Universidade Católica do RJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p230-255

Palavras-chave:

Professor, Ensino Médio, Currículo, Concepções, Profissão.

Resumo

Este texto visa compreender como os professores do ensino médio concebem a profissão docente, a partir de seu papel na (re) configuração do currículo escolar. As análises são resultados de uma pesquisa sobre a centralidade do papel dos professores no trabalho com jovens de uma escola de ensino médio na periferia do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos através da aplicação de questionários aos professores da escola (69) e aos alunos do último ano (341), realização de entrevistas gestores (4) e professores indicados pelos alunos (4), além de observação das aulas (60 horas). Compreende-se que as concepções dos professores sobre os objetivos do ensino médio direcionam a escolhas curriculares, orientam as suas práticas pedagógicas e (re) configuram a própria profissão. Identifica-se professores com novas abordagens curriculares que adotam uma prática reflexiva e contextualizada. Esses docentes rompem com o ciclo de repetições curriculares, construindo uma nova cultura de ensino marcada por uma concepção profissional da docência e por um papel catalisador do professor. O texto se estrutura sobre quatro eixos: entre os objetivos da escola e a cultura do ensino; a influência da formação e da experiência sobre o exercício da docência; O que ensinar? Da seleção dos conteúdos à contextualização da aprendizagem; o "jogo de concepções" entre professores de ensino médio. Conclui-se que o professor é um grande artífice da construção curricular que se materializa nas escolas. Daí a importância de se construir currículo com a escola e seus sujeitos e não para a escola.

Biografia do Autor

Silvana Soares de Araujo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do RJ

Doutora em Educação (PUC-RJ). Possui graduação em Ciências-licenciatura pela UNIGRANRIO (1991) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Especialização lato sensu em Gestão Escolar (UFJF) e em Ensino de Ciências (UERJ). No ano de 2017, recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Educação. Professora do Departamento de Educação da PUC-RJ, leciona na Graduação em Pedagogia e na Pós Graduação (mestrado e doutorado), na área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Durante sua trajetória profissional, atuou como docente da educação básica, das séries iniciais ao ensino médio, e como gestora escolar Lecionou, ainda, no ensino superior privado e público em cursos de licenciatura e pós-graduação na área de educação Integrou os projetos de Formação Continuada e professores de Ensino Médio (Pacto Nacional/MEC), de produção de material de apoio didático -pedagógico pelo CEDERJ e na avaliação de livros Didáticos (PNLD/MEC). Atuou na formação de professores no Curso Normal na rede pública e privada. Possui experiência profissional na área de Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Currículo e Ensino de Ciências Gestão Escolar, Integra o Grupo de Pesquisa de Estudos sobre o Professor e o Ensino (GEPPE-PUC-RJ). Desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Didática, Trabalho e Profissionalização Docente, Politicas Curriculares, juventude e ensino médio.

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Publicado

2019-03-29

Edição

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Artigos