As pedagogias de gênero no cotidiano escolar como crítica às tentativas de silenciamento da agenda conservadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60918

Palavras-chave:

pedagogias de gênero, práticas escolares, agenda conservadora, políticas educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os conceitos de pedagogias de gênero e evidenciar como as questões de gênero continuaram sendo mobilizadas no ambiente escolar apesar das tentativas de silenciamento da agenda conservadora para a educação. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, cujos dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas de um município do Oeste catarinense. Os resultados apontam que as pedagogias de gênero são constantemente mobilizadas no cotidiano escolar, ora reproduzindo relações desiguais, ora produzindo relações igualitárias e justas. Assim, a disputa conservadora pelo silenciamento de gênero nas políticas educacionais não elimina sua recorrente enunciação, que ocorre por meio de normas e práticas escolares.

Biografia do Autor

Eloísa Bido, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). É membro do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania  (GEPPeC).  

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado sanduíche na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM); graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-doutora em Ciências Humanas e em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC); doutora em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha; mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC).

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Publicado

2024-09-27

Edição

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Artigos