As pedagogias de gênero no cotidiano escolar como crítica às tentativas de silenciamento da agenda conservadora
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60918Palavras-chave:
pedagogias de gênero, práticas escolares, agenda conservadora, políticas educacionaisResumo
O objetivo deste artigo é identificar os conceitos de pedagogias de gênero e evidenciar como as questões de gênero continuaram sendo mobilizadas no ambiente escolar apesar das tentativas de silenciamento da agenda conservadora para a educação. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, cujos dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas de um município do Oeste catarinense. Os resultados apontam que as pedagogias de gênero são constantemente mobilizadas no cotidiano escolar, ora reproduzindo relações desiguais, ora produzindo relações igualitárias e justas. Assim, a disputa conservadora pelo silenciamento de gênero nas políticas educacionais não elimina sua recorrente enunciação, que ocorre por meio de normas e práticas escolares.
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