La formación docente en Brasil

directrices curriculares nacionales y sus implicaciones

Autores/as

  • Roberta Abreu Universidade Federal da Bahia
  • Dídima Maria de Mello Andrade Universidade do Estado da Bahia
  • Edson Carlos Andrade de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65067

Palabras clave:

lineamientos curriculares, formación de docentes, mercantilización

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo analizar y discutir las directrices para la formación de profesores de educación básica en Brasil y sus implicaciones. La discusión analítica se centró en la Resolución CNE/CP nº 2/2019. Como pregunta orientadora se señaló: ¿Qué implicaciones tendrán en la docencia los lineamientos curriculares nacionales para la formación inicial de docentes de educación básica? El marco teórico se centró en los documentos oficiales de directrices para la formación de docentes en Brasil y trabajos de investigadores del área. La metodología se consolidó como investigación documental. Entre los principales resultados se encontró: pérdida de autonomía docente; pautas curriculares que no ayudan a pensar; Modelos de gestión que desincentivan la creatividad y la reflexividad, imposibilitando prácticas más democráticas y la formación de docentes más humanos y referenciados históricamente.

Biografía del autor/a

Roberta Abreu, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia o Ensino Superior. Cursou DEA (Diplomas de Estudos Aprofundados na Universidade de Paris X), na França trabalhando sobre formação e saberes docentes. Possui Mestrado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo. Doutorou-se em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é docente da Universidade Federal da Bahia trabalhando com a disciplina Didática e Práxis Pedagógica. Membro pesquisadora do GEPEL Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade Federal da Bahia.

Dídima Maria de Mello Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Mestre e Doutora em Educação - Especialista em Psicopedagogia e em Supervisão Escolar; Pedagoga. Atualmente é Líder no CNPQ do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos - ELUFOTEC - MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA INTERINSTITUCIONAL PROFANAÇÃO -IFBA/UNEB/UFRB. Atua principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Estágio, Pedagogia de projetos, Formação do Educador, Docência no Ensino Superior, Currículo e Ludicidade, Estágio em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Pesquisa, Estágio em Gestão Escolar, Fundamentos da Educação. Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC. Parecerista ad hoc da Revista Entreideias/ UFBA/ FACED: educação, cultura e sociedade UFBA. Avaliadora ad hoc do MEC. Membro do Instituto de Psicanálise Sérgio Santana/UNEB.

Edson Carlos Andrade de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi Bolsista do Programa de Extensão e Pesquisa em diálogo com a Educação Popular; bolsista PIBIC, pela mesma universidade.

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Publicado

2024-11-19

Número

Sección

Artigos