Formação de professores no Brasil
as diretrizes curriculares nacionais e suas implicações
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65067Palavras-chave:
diretrizes curriculares, formação de professores, mercadorizaçãoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar e discutir as diretrizes nacionais para a formação de professores da Educação Básica e suas implicações. A discussão analítica mirou a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Como questão norteadora, apontou-se: Que implicações as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da Educação Básica acarretarão ao exercício docente? O referencial teórico centrou-se nos documentos oficiais das diretrizes para a formação de professores no Brasil e em obras de pesquisadores da área. A metodologia consubstanciou-se como pesquisa documental. Entre os principais resultados, constatou-se: perda de autonomia docente; diretrizes curriculares que não ajudam a pensar; modelos de gestão que desestimulam a criatividade e a reflexividade, impossibilitando práticas mais democráticas e a formação de professores mais humanos e historicamente referenciados.
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