Formación Inicial Docente y Resolución 02/2019

la arquitectura de los retrocesos en un proyecto curricular neoliberal

Autores/as

  • Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • André Luiz Sena Mariano Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65882

Palabras clave:

formación docente, formación docente en Brazil, currículo para la formación docente, Resolución 02/2019, formación inicial del professorado

Resumen

Este artículo se basa en la discusión del campo de la formación docente y trae reflexiones sobre la política curricular de formación inicial de profesores de educación básica en Brasil, establecida por la Resolución 02/2019. Asumimos nuestras consideraciones desde un enfoque teórico crítico, reconociendo el retroceso de esta política curricular nacional; Como objetivo señalaremos algunas características de la resolución con foco en acercar las marcas del desmantelamiento a la formación inicial de docentes y los paradigmas que la sustentan. Desarrollamos, como metodología, un estudio, con exploración bibliográfica. Finalmente, los análisis resaltan la importancia de construir políticas curriculares públicas que consideren el enfoque teórico crítico en su elaboración, considerando que la resolución 02/2019 representa un repertorio neoliberal basado en la pedagogía de las competencias, desconociendo la acumulación de conocimientos producidos tanto en el campo de la formación docente y en el ámbito curricular.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas (MG), Professora e Pesquisadora na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Lotada no Instituto de Ciências Humanas e Letras. Doutora em Educação: Currículo PUC SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP, Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação UBC Mogi das Cruzes SP, Pedagoga Universidade do Vale do Paraíba; desenvolveu o estágio pós doutoral no Programa Educação: Currículo PUC SP. Atua na Educação desde 1986, foi docente na Educação Básica, Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar, gerenciou processos de municipalização em Secretarias de Educação. Em 2015, 2016 foi Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. No Ensino Superior atua desde 1999. Membro nos Núcleos das Licenciaturas e Docente Estruturante da Pedagogia. Membro da ANPED, representante no Fórum Mineiro em Defesa da Formação de Professores e Professoras. Coordenadora do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente UNIFAL MG. Membro dos Grupos de Pesquisa: Esbrina - Universidade de Barcelona e Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC SP. Focaliza estudos, orientações e pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Psicologia e Educação e Gestão e políticas escolares e educacionais. Atua em projetos nacionais e internacionais.

André Luiz Sena Mariano, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre e Doutor em Educação (na Área de Concentração em Metodologia de Ensino), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de Pós-doutoramento na área de História da Educação (como Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq) junto à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Atualmente, é Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). É membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, decolonialidade, umbanda, pedagogia e epistemologia das encruzilhadas.

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Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...