Pesquisa e produção do conhecimento em aulas de Didática no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1777-1798

Palavras-chave:

prática pedagógica, docência universitária, formação docente, didática no ensino superior.

Resumo

Aborda uma prática pedagógica desenvolvida em duas universidades públicas cearenses. Surge da problemática de como a Didática pode se inscrever, enquanto campo articulado dialeticamente, no ensino e em seus múltiplos contextos. Teve como objetivo analisar perspectivas discentes sobre uma pesquisa de campo fomentada na disciplina Didática. De Comenius (1997) a Candau (2012), dentre outros, discute, teórico-metodologicamente, a multidimensionalidade da Didática e seu lugar na prática docente. Ancora-se na abordagem qualitativa, tendo o questionário semiestruturado, aplicado a 20 estudantes de licenciatura, como instrumento de coleta de dados. Estes foram interpretados a partir da análise temática, revelando ‘núcleos de sentidos’, pelos discentes, sobre a prática acenada. A articulação ensino - pesquisa e o contato com a realidade escolar foram vistos pelos discentes como importantes subsídios em sua formação.

Biografia do Autor

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Educação. Docente dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática do Instituto de Formação de Educadores/IFE da Universidade Federal do Cariri/UFCA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais – EDUCMIDIA/UFCA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS/UVA.

Cícera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Professora do Programa de Mestrado em Educação- MPEDU da Universidade Regional do Cariri (URCA/CE); Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA; Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Gestão Escolar e Licenciada em Pedagogia pela URCA; Coordenadora de Área do PIBID-Pedagogia da URCA (2010-2012) Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: “Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE); Estudos Regionais, História da Educação e Políticas Educacionais (URCA). 

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará (1990). Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE)

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Publicado

2022-12-28

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Artigos