Cinema e educação

a experiência estética por meio da produção cinematográfica na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e52517

Palavras-chave:

cinema, educação, arte

Resumo

O artigo se constituiu a partir de uma pesquisa que problematiza o cinema quando tratado sob uma visão utilitarista na escola. O estudo objetivou identificar e analisar as concepções de alunos sobre o cinema, a partir de uma proposta de intervenção, contemplando-o pelo viés artístico. O aporte teórico se pauta em Bergala (2008), Fantin (2006) e Fresquet (2013). A metodologia caracterizou-se por pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. Participaram seis alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. Os dados foram analisados pela técnica Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), e apontaram que as crianças participantes não tinham contato com o cinema não comercial, reafirmando a necessidade de a escola ser uma ponte entre o cinema comercial e o de difícil acesso.

 

Biografia do Autor

Julya Gonçalves da Silva, Serviço Social da Indústria (Sesi) – Ourinhos/CE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pós graduanda em Neuropsicopedagogia pela UNINA. Mestra em Artes (UNESPAR). Professora da Educação Básica (Sesi – Ourinhos/CE-144). Realiza pesquisas na área do Cinema e Educação.

Analigia Miranda Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação (UNESP). Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPan).

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Publicado

2024-12-13

Edição

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Artigos