Deficiência intelectual e inclusão escolar

concepções, lócus e práticas de escolarização

Autores

  • Clarissa Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-8526-7200
  • Eduarda Andréia Pedron Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha, RS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e52575

Palavras-chave:

deficiência intelectual, educação especial, inclusão escolar, escolas especiais, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este estudo qualitativo aborda a produção acadêmica sobre a deficiência intelectual, delimitando como eixos de análise: as concepções sobre deficiência intelectual; as políticas institucionais e curriculares quanto ao lócus e às práticas de escolarização. Investiga-se, por meio do Censo Escolar da Educação Básica, as matrículas dos estudantes com deficiência nas quatro escolas especiais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, durante oito anos (2015-2023). Analisa-se a estreita relação entre as formas de conceber a deficiência intelectual e as definições do lócus e das práticas de escolarização; os avanços e os desafios na escolarização desse público como sujeitos de aprendizagem no ensino comum, por meio do trabalho coletivo entre os profissionais da educação; a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as classes especiais da EJA como artifício para a manutenção da filantropia.

 

Biografia do Autor

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação (PPGEDU-UFRGS). Professora adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS. Docente permanente do PPGEDU-UFRGS e do Mestrado Profissional em Educação Básica (IFRS).

Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha, RS

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Farroupilha, RS.

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2024-11-19

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Artigos