Deficiência intelectual e inclusão escolar
concepções, lócus e práticas de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e52575Palavras-chave:
deficiência intelectual, educação especial, inclusão escolar, escolas especiais, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este estudo qualitativo aborda a produção acadêmica sobre a deficiência intelectual, delimitando como eixos de análise: as concepções sobre deficiência intelectual; as políticas institucionais e curriculares quanto ao lócus e às práticas de escolarização. Investiga-se, por meio do Censo Escolar da Educação Básica, as matrículas dos estudantes com deficiência nas quatro escolas especiais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, durante oito anos (2015-2023). Analisa-se a estreita relação entre as formas de conceber a deficiência intelectual e as definições do lócus e das práticas de escolarização; os avanços e os desafios na escolarização desse público como sujeitos de aprendizagem no ensino comum, por meio do trabalho coletivo entre os profissionais da educação; a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as classes especiais da EJA como artifício para a manutenção da filantropia.
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