A Visão do Professor sobre Jogos Digitais no Ensino da Matemática para alunos com Deficiência Intelectual: Estado da arte<br>Teacher´s view about digital games in Mathematics Education for students with intellectual disabilities: State of art

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p180-196

Palavras-chave:

Jogos Digitais, matemática, deficiência intelectual

Resumo

O presente artigo decorre de pesquisa cuja temática é o uso de jogos digitais no ensino de matemática a alunos com Deficiência Intelectual (DI). O objeto deste artigo é responder à seguinte questão: o que foi produzido no período de 2009 a 2018 sobre o ensino da matemática mediado por jogos digitais para alunos com DI? O recorte tem como foco a visão do professor. Para isso, realizou-se um estudo do estado da arte por meio de buscas no Google Acadêmico, nos bancos de dados da CAPES e Academia.edu. Percebe-se uma tendência por parte dos professores em reportar falta de capacitação para lidar com os computadores, além de considerarem que o uso de jogos digitais com objetivos didáticos traz benefícios ao aprendizado e à autonomia do aluno com DI. Conclui-se que este é um campo fértil para a realização de novas pesquisas.

This study is part of a doctoral research and investigates the knowledge of the teacher in a training action guided by and for the investigative approach in mathematics classes. The cut considers the analysis of results obtained in practice with teaching cases as a pedagogical tool in teacher training. In the methodological perspective of the research with narratives, the proposal is presented, detailing the objectives and characteristics of the teaching cases, describing its development and presenting reflections and analyzes in light of the problematic: What understandings about the investigative approach in mathematics classes are produced by teachers through training in case studies? The results point to the potential of teaching cases in the understanding of the investigative approach by the teachers in formation, since the analysis indicates reflections on: investigative task, mathematical activity and communication as dialogue, defined as elements that characterize the investigative approach.

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Biografia do Autor

Simone dos Santos Venturelli Antunes Silva, Universidade Federal de Itajuba

Possui graduação em Programa Especial equivalente à Licenciatura em Matemática pela Faculdade Polis das Artes (2015) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1988). Atualmente é mestranda no programa de Mestrado em Pesquisa em Ensino em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (2018) e participa do Grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares em tecnologia, educação em ciências e inclusão. Atua como professora de informática voluntária no Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração em Itajubá

Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Universidade Federal de itajubá

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1988), graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2000), mestrado em Psicologia da Saúde - Universiddae Metodista de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiencia, psicomotricidade, inclusão, psicologia e hábitos de estudo.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

SILVA, S. dos S. V. A.; FERRAZ, D. P. de A. A Visão do Professor sobre Jogos Digitais no Ensino da Matemática para alunos com Deficiência Intelectual: Estado da arte&lt;br&gt;Teacher´s view about digital games in Mathematics Education for students with intellectual disabilities: State of art. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p180-196. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37978. Acesso em: 14 nov. 2024.

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Artigos