Ensino de História e Cultura Indígena no Currículo

estudo de caso nas escolas da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54741

Palavras-chave:

currículo escolar, História e Cultura Indígena, Ensino de História

Resumo

Neste texto nos propomos a refletir sobre a implementação da Lei Federal 11.645/08 com o objetivo de compreender como o ensino de História e Cultura Indígena tem sido abordado por professoras que atuam em escolas da cidade de São Paulo. Nossas análises fundamentaram-se teoricamente na historização da inserção da temática indígena no currículo, na necessidade de romper com a colonialidade do saber e no caráter de reprodução ideológica do currículo escolar. A pesquisa é qualitativa com a abordagem de estudo de caso descritivo. Por meio das entrevistas, desvelamos como as professoras concebem o ensino de História e Cultura Indígena e como esse tema é incluído em suas aulas. Os relatos demonstram os enormes desafios apresentados para colocar essa legislação em prática, especialmente aqueles que se referem à formação inicial e continuada, ao trabalho interdisciplinar e à falta de subsídios pedagógicos para desenvolver o trabalho junto aos estudantes.

 

Biografia do Autor

Adriana de Carvalho Alves Braga, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie) e Mestre em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como campo de atuação e pesquisa formação do professor, educação e migração

Fernanda Borsatto Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorado em Educação pelo programa "Educação, História, Política, Sociedade" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2024-12-23

Edição

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Artigos