Movimento maker na educação escolar

reflexões sobre uma formação docente na perspectiva ético-crítica no contexto do projeto Educamaker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59232

Palavras-chave:

movimento maker, educação maker, pedagogia ético-crítica, formação docente, São Bento do Sul

Resumo

A inserção de espaços Maker na educação é um movimento oriundo da era tecnológica que vivenciamos. O incentivo à utilização de ferramentas para a construção de itens de interesse ou necessidade das pessoas aproxima o movimento educacional de uma pedagogia ético-crítica, a qual defende a construção de conhecimentos visando à transformação de realidades injustas. Este trabalho foi baseado na auto-observação de uma coformação ocorrida remotamente em 2021 com professores envolvidos no projeto “Criar: EducaMaker” da rede municipal de São Bento do Sul, Santa Catarina. As reflexões apontam que os professores puderam planejar práticas maker problematizadoras coerentes com uma educação ético-crítica. Evasões e protestos por encontros “práticos” foram recorrentes, além da identificação de desafios associados ao uso de tecnologias, inovações metodológicas, aspectos motivacionais e identidade docente.

Biografia do Autor

João Paulo Mannrich, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Funcionário do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica – Prosa da UFSC.

Eduarda Boing Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarin - UFSC. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia Ético-Crítica – Prosa da UFSC. 

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica – Prosa da UFSC.

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2024-11-19

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Artigos